Várias culturas têm os seus símbolos de proteção. Assim, são vários os símbolos que têm a função de proteger contra o mau-olhado, inveja e demônios.
Os egípcios enterravam os seus mortos com amuletos de pedras preciosas a fim de os protegerem do mal. Nessa cultura era frequente o uso de amuletos como símbolo de proteção.
Nó Celta
Dentre os símbolos celtas, o nó celta - símbolo que não tem começo e nem fim - é geralmente utilizado para proteger as pessoas contra demônios.
Hamsá
Para judeus e muçulmanos, o hamsá (também conhecido como Mão de Fátima) é um amuleto de proteção contra o azar transmitido pelo olhar de certas pessoas.
Olho de Hórus
Proteção contra o mau, o Olho de Hórus é utilizado também como energizador. Como uma referência ao símbolo do "olho que tudo vê", seus usuários adquirem maior clarividência.
Ichthys
Outro símbolo de proteção da fé cristã é o peixe. Essa palavra em grego Ichthys é um ideograma baseado nas letras iniciais da frase grega Iesous Christos, Theou Yios Soter que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.
Crucifixo
Principal símbolo do Cristianismo, o crucifixo protege contra o mal. Isso porque representa o sacrifício feito por Jesus para nos salvar.
Guarda-sol
O Guarda-sol, um dos oito Símbolos Auspiciosos do Budismo, é o símbolode proteção budista. Ele protege contra sentimentos e influências negativas.
Representa o poder e proteção espiritual, motivo pelo qual é utilizado para resguardar os deuses nos rituais budistas.
Escaravelho Sagrado
Essa é a representação de Khepri - o deus egípcio do Sol. Segundo os egípcios, o amuleto em formato de escaravelho sagrado protege o coração.
Figa
Na América do Sul os recém-nascidos ganham uma pulseira de ouro com um pendente em formato de figa a fim de protegê-los contra o mau-olhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário