Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista,Sacerdotisa, Professora,Educadora Patrimonial, Escritora, Numeróloga, Pesquisadora de Ciências Ocultas, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica, Tarô Terapêutico e Numerologia.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

O QUE É MAGIA? CONTINUAÇÃO


A Magia se dedica aos fluidos que, propriamente ditos, são a manifestação de um estado energético da matéria, conhecida em parte pela ciência atual: ela começa onde termina a física.

A Alta Magia conquistou a atenção das pessoas sérias, dos espíritos mais esclarecidos. Ela aparece como uma ciência bastante incompleta,uma vez que, até aqui, seus segredos foram velados pelos mistérios dos símbolos e por serem suas leis de muito difícil percepção. A Alta Magia repousa sobre o princípio de que, na natureza, existem forças ocultas a que denominamos fluidos. Esses fluidos são de três naturezas:

1ª - Magnética e puramente terrestre;

2ª - Vital e principalmente humana;

3ª - Essencial e geralmente cósmica.

Os nomes pelos quais esses fluidos eram designados na antiguidade variam conforme a maneira adotada por cada povo, na apresentação dos elementos de uma teoria reservada apenas a um pequeno número de iniciados.

A Alta Magia considera forças pouco conhecidas , mas naturais, que podem ser utilizadas de quatro formas:

a) 1ª - O homem atuando sobre si mesmo;

2ª - O homem atuando sobre seu mundo exterior;


b) 3ª - Os fluidos atuando no astro (a Terra);

4ª - Os fluidos atuando fora do astro (sistema solar).


As duas primeiras formas se referem aos fluidos de que o homem pode dispor, enquanto que as duas últimas dizem respeito aos fluidos espalhados na natureza, daí, segundo antigas concepções, surgem duas espécies de magia :

a Magia Microcósmica (a) e a Magia Macrocósmica (b).

Cada uma dessas quatro formas, funciona de duas maneiras:

a) a maneira pessoal;

b) a maneira cerimonial.

A maneira é pessoal, quando o fenômeno se opera sem o auxílio de qualquer rito exterior. É cerimonial no caso contrário.

Por esta última forma é que a Alta Magia se confina ao domínio das religiões.

Poder-se-ia mesmo dizer que a religião, em suas manifestações exteriores, não seria outra coisa além da Alta Magia cerimonial.

A esse respeito, disse Charles Barlet: “A Magia cerimonial é uma operação pela qual o homem procura, através do próprio jogo das forças naturais, reprimir as potências invisíveis de diversas ordens, a fim de que funcionem segundo o que delas é requerido”.

Daí os pantáculos, as substâncias especiais, as rigorosas condições de tempo e lugar que devem ser observadas.

Quanto à Magia Pessoal, sua importância não é menor. Somente ela poderá divulgar os segredos do mecanismo de duas forças empregadas quotidianamente pelo homem: o Amor e o Verbo.

O Amor é uma alavanca poderosa cujo papel Dante precisou neste verso, conclusão de sua obra:

“ L’Amor Che muove Il sole e l’altre stelle” ( O Amor, que move o sol e as outras estrelas).

E sobre o qual Papus se pronunciou com bastante ponderação:

“A Magia, considerada sinteticamente, é a ciência do amor”.

A Magia, no entanto, é também a ciência do verbo. E o verbo é outra alavanca, mais possante e ainda mais misteriosa que o amor.

Em sua natureza terrestre, o verbo é atributo unicamente do homem: é pelo verbo que ele exprime seu pensamento, que se comunica com seus semelhantes, que os convence às próprias idéias, os guia e conduz; é ainda pelo verbo que ele consegue acender o amor.

O verbo é quase desconhecido, não obstante, Dr. Baraduc constatou sua potência, assim corroborando os princípios mágicos:

“O Verbo”, disse ele, “chega a modificar a vitalidade visceral e psíquica do indivíduo e, sucessivamente, tornando-o subjetivamente doente ou bem de saúde”.

Podemos ver como são perturbadores os problemas que a Alta Magia envolve, da mesma forma como vemos o quanto são profundos os mistérios cujo véu ela ergue.

Compreende-se que tais problemas e tais mistérios tenham resfriado o entusiasmo da maioria dos adeptos e que ninguém tenha querido assumir a responsabilidade de divulgá-lo.


ALINE SANTOS
É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
Email: arcanjo.azul@hotmail.com

Bibliografia:

1 - P.V. Piobb, Formulaire de Haute Magie

2 - Papus, Tratado Elementar de Magia Prática

3 - Dr. Baraduc, La Force Vitale.

4 - Charles Barlet, artigo de L’Initiation

5 - Eliphas Levi, Dogma e Ritual de Alta Magia

6 - Marcelin Berthelot, Origines de l’Alchimie

7 - Dante Alighieri, Divina Comédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário