Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista,Sacerdotisa, Professora,Educadora Patrimonial, Escritora, Numeróloga, Pesquisadora de Ciências Ocultas, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica, Tarô Terapêutico e Numerologia.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

O QUE É A MAGIA?



“Na Idade Media, uma pessoa era acusada de magia, quando ficava estabelecido que por meios diabólicos, ela se empenhava conscientemente em alcançar alguma coisa”, (M. Berthelot).

No século XXI, pode-se ainda encontrar a acusação de bruxaria (magia), quando fica estabelecido que alguém, através de meios pretensamente sobrenaturais, alcança resultados declarados impossíveis por intermédio de qualquer outro meio.

Na Idade Média, os Magos eram queimados vivos acusados de bruxaria; no século XXI, eles são cobertos de ridículo, o que parece pior, uma vez que o ridículo jamais concebeu mártires.

Em seu horror pelo sobrenatural, a ciência moderna rejeita impiedosamente cada tentativa que julga ser operada segundo princípios ignorados por seus dogmas estabelecidos. Assim rejeita o milagre, da mesma forma que todo evento relevante do domínio da religião.

Por seu turno, a religião tem horror da ciência; ela receia que a ciência se ponha a esmiuçar suas práticas e lá descubra um reino de fatos, naturais e patentes que, reduzidos as suas justas proporções, tornariam inútil qualquer qualidade relativa às coisas sacerdotais, ela teme que o sábio assuma o lugar do sacerdote.

Assim, a religião rejeita todo milagre que não seja operado segundo os princípios consagrados por seus dogmas estabelecidos.

Logo, que qualquer um que efetue e seja bem sucedido em uma experiência, fora das leis cientificamente reconhecidas, é tratado impiedosamente de louco pela ciência e de partidário do demônio pela religião.

E cada partido tem um nome preparado para indicar esse demente e esse excomungado: é um mago, um bruxo, dizem eles.

Acontece que o mago é apenas um pesquisador, tentando fazer com que o sobrenatural se encaixe no natural.

Quanto à magia, afinal de contas e segundo a expressão de Karl Du Prel, é apenas “a ciência natural desconhecida”.

Atualmente a magia, vê-se novamente como objeto de estudos positivos e profundos.


ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.

Bibliografia:

1 - P.V. Piobb, Formulaire de Haute Magie

2 - Papus, Tratado Elementar de Magia Prática

3 - Dr. Baraduc, La Force Vitale.

4 - Charles Barlet, artigo de L’Initiation

5 - Eliphas Levi, Dogma e Ritual de Alta Magia

6 - Marcelin Berthelot, Origines de l’Alchimie

7 - Dante Alighieri, Divina Comédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário