Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista,Sacerdotisa, Professora,Educadora Patrimonial, Escritora, Numeróloga, Pesquisadora de Ciências Ocultas, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica, Tarô Terapêutico e Numerologia.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

ARCANOS MENORES

Os Arcanos Menores surgiram antes do Arcanos Maiores, mais ou menos 50 anos antes segundo a história e não é conhecido como ou quem os teria criado ou reunido a ambos,  formando o que nós conhecemos atualmente como Tarô Completo com as suas 78 cartas
Destes se originaram as nossas cartas atuais de copas, espadas, paus, e ouros. Não existindo em nenhum ensino qual seria a sequência correta, cada um coloca o que convêm, entretanto utilizo a sequência abaixo, que parece ser a mais correta dos estudos que já realizei.

Tabela dos Arcanos Menores e Suas palavras-chave  apenas como referência.

Legenda: Castanho – positivo/melhoras – Vermelho – negativo/dificuldade – Azul – positivo/melhoras – Verde – positivos/melhoras.

Arcanos Menores e Valores Invertidos –  apenas para referência.









Explicação: nas cartas com duas cores a situação inicia-se com a primeira influência (cor) terminando com a segunda influência (cor).
– 9 de Paus = situação esta semi bloqueada, porém vai se desenvolver numa situação cuja finalização será positiva.
– 7 de Copas = tu deves definir antes do jogo se esta carta vai representar para si uma ilusão/devaneio (Tarôs Clássicos) ou sonho/desejo realizável (Cabalistas).
– 10 de Espadas = término de um sofrimento que abre caminho para novas e positivas possibilidades.
Tarô de Rider Waite 

OBS: A carta 3 do naipe de espadas veio com a legenda errada  o correto é DECEPÇÃO 


Note que poderá encontrar nomes diferentes em baralhos diferentes tanto no início do desenvolvimento do tarô e ainda mais durante o século XX.
Exemplo para  bastões: paus, cetros, vara mágica, cajado, fogo, salamandra, vela, batons (Papus), scepters (MacGregor), wands (Waite),  além do nome em cada língua como bastoni (italiano) , batons (francesa), bastos (espanhola)  etc.

Como se manifestam os Arcanos Menores

 Os 22 arcanos MAIORES manifestam-se  nos quatro planos e os 56 arcanos MENORES divididos nos 4 naipes (14 cartas cada) só atuam em um único plano.
Do Ás ao 10 temos a representação das nossas preocupações, interesses e possibilidades diárias.
As cartas de corte apontam características pessoais ou situações e são intermediários entre os arcanos maiores e os menores. Sendo a manifestação da força dos Arcanos Maiores e suas possibilidades de materialização.
Os números têm suas forças símbolicas,  e cada carta esta ligada a esta força que representam experiências que devemos passar, aprender ou superar.
Durante séculos que os estudiosos relacionaram os quatro naipes aos quatro elementos místicos:
Lembrando que as ligações  com outras áreas como astrologia, hermetismo, cabala e alquimia nunca são corretas uma vez que todas tem as mesmas áreas citadas.
Existe uma similaridade de conteúdo que se tocam, porém o engendramento na aplicação se torna bem  diverso, o que faz que autores diferentes façam ligações distintas para as mesmas cartas.

Áreas de Atuação

  • Terra (ouros – plano material – ter – praticidade) tudo o que se pode obter, é o ter ou não ter, no entanto sem aspectos psíquicos ou emocionais envolvidos.
Trabalho – Dinheiro – Posse – Namoro – Casamento – Saúde física, etc.
Obs.:  Relacionamento faz parte do elemento AR (espadas),  pois é um processo mental.
  • Ar (espadas – ser – plano mental – pensamento, planejamento) metas e ideias, nossa intenção ou ação de possuir algo. Ex.
Profissão –  Planejamento – Ambição – Ciúmes – Egoísmo – Inveja – Idéias – Psique – Relacionamento, etc.
  • Águas (copas – estar – plano sentimental – amor, desejos, sonhos, sentimentos, percepções, devaneios,) sendo sempre transitório indicando um dado estado emocional. Ex:
Amor – Emoção – Orgulho – Vaidade – Sonhos – Criatividade – Saúde emocional, etc.
  • Fogo (paus – ficar – plano espiritual ou transcendente – harmonia, completude) ações nobres, empreendimentos e tudo o que pode ficar conosco por direito divino ou humano. Porém devem ser vistos apenas sob a ótica das ciências ocultas da Europa medieval, de onde assentam seus significados, pois através de outras como a indiana, etc, acontecerão muitos equívocos. Ex:
Perfeição – Dom – Compreensão – Paz – Aspiração – Compaixão – Inspiração – Filantropia, etc.

A Corte dos Arcanos Menores

Pajem, Cavaleiro, Rainha e Rei.

As cartas da corte são consideradas as intermediárias entre os arcanos menores e os maiores, tanto representam personalidades como situações.
Uma das grandes dificuldades do aprendizado é saber quando as cartas da corte durante uma tiragem querem representar pessoas ou apenas situações.
O conhecimento medieval já ensinava que:
Para consulente homem a carta O Mago representa ele mesmo e que o Arcano A Sacerdotisa no caso de uma mulher representava ela mesma.
O principal problema que os trazem a consulta sendo representado pelos arcanos menores. 
Caso escolha um método que utilize somente os arcanos maiores ou todo  tarô de uma vez, a determinação do problema será realizado por outras vias ou pelo significado da casa do método utilizado.
MAGO = Consulente Masculino + Arcano Menor = Motivo (independente de saírem cartas da corte).
SACERDOTISA = Consulente Feminina + Arcano Menor = Motivo (independente de saírem cartas da corte).
Quer dizer que Mago e Sacerdotisa acompanhados das cartas da corte sempre serão relacionados a uma situação e não pessoas.
Ex. Mago + Cavaleiro de Ouros = Possibilidade de realização de uma iniciativa prática na qual muito se esforçou.
Ex: Sacerdotisa + Rainha de Espadas = Excessivo sentimento negativo e obsessivo utilizado para ferir causando problemas a si mesma.
Observação: O Arcano O Eremita acompanhado de cartas da corte sempre serão pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário