Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista,Sacerdotisa, Professora,Educadora Patrimonial, Escritora, Numeróloga, Pesquisadora de Ciências Ocultas, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica, Tarô Terapêutico e Numerologia.

sábado, 4 de novembro de 2017

TARO EGÍPCIO -ARCANOS MENORES - 23 ao 50

J. Iglesias Janeiro em seu livro La Cábala de Predicción, publicado a partir de 1955 pela Editorial Kier, dedica a Lição XII ao "Livro do Saber e Sabedoria que contém". Ele qualifica o jogo de cartas como "o Livro de Thot de 78 lâminas".
O simbolismo dos arcanos menores, apresentado abaixo, constitui a tradução completa desse capítulo 12. Adicionamos ao texto original indicações complementares de cartomancia, constantes do manual de instrução que acompanhava o jogo de cartas igualmente publicado pela Editorial Kier a partir de 1970.

Tradução e compilação de
Constantino K. Riemma
O Lavrador
23. O Lavrador
É a imagem de cultivar sua terra e sua consciência. Simboliza a virtude humana da própria realização. Representa a inteligência dos elementos em seu trabalho de conhecer e aproveitar os frutos da experiência.
Provérbio transcendente: "Moa meu moinho, farinha para mim e farinha para o vizinho". Como elemento de predição, promete amigos poderosos, necessidade de sua ajuda e capacidade para alcançá-la se tiver fé na amizade. Significa elevações por obra desses amigos e da própria vontade.
Na cartomancia: Concentre-se em seu trabalho; fatigar-se pelo justo é virtude; não desperdice sua experiência. Camponesa; amigo poderoso; ascensão por obra deste amigo e da própria vontade.
Sentido inverso: : Mulher bondosa; breve contrariedade.
Referências: está associado ao planeta Mercúrio, à letra T e ao número 5.
A Tecelã
24. A Tecelã
É a imagem de cultivar as virtudes domésticas. Simboliza a mulher prestativa como guardiã do lar e da honra. Representa a inteligência dos elementos em seu trabalho de dar aplicação aos frutos do aprendizado.
Provérbio transcendente: "Malha após malha tece o meu tear, tecidos para minha honra e tecidos para honrar". Como elemento de predição, promete economia organizada, castidade na maternidade, proteção feminina e bom desempenho das obrigações.
Na cartomancia: Mulher, sua operosidade é premiada; honra e lugar são uma só coisa; seja inteligente em desdobrar seus esforços. Economia organizada; castidade; proteção feminina, bom desempenho das obrigações.
Sentido inverso: Desassossego interior; dúvida de consciência.
Referências: está associado à ação do planeta Vênus, à letra U e ao número 6.
O Argonauta
25. O Argonauta
É a imagem de sair em busca do desconhecido. Simboliza a virtude humana da própria inspiração. Representa o homem de ânimo forte que enfrenta os perigos do desconhecido.
Provérbio transcendente: "Navega meu barco, navega com persistência; navega de noite, navega de dia". Como elemento de predição, promete ausências, emigrações, abandonos, mudanças, querelas domésticas, algo que se adquire e muito que se perde.
Na cartomancia: O desconhecido implica perigos; preste atenção aos conselhos; não se isole demais. Estrangeiro, estrangeira.
Sentido inverso: Ausências, emigrações, abandonos, mudanças, discussões domésticas; algo que se adquire e muito que se perde.
Referências: é associado ao planeta Netuno, à letra V e ao número 7.
O Prodígio
26. O Prodígio
É a imagem da realização. Simboliza a virtude humana de criar o surpreendente e de buscar o maravilhoso. Representa a ação do tempo como justiça e poder de manifestação.
Provérbio transcendente: "Foi o tempo de rasgar e agora é tempo de coser; tempo foi de falar e é tempo de calar". Como elemento de predição, promete episódios que se realizam, perigos que ameaçam, fatos que surpreendem, ensinamentos inesperados.
Na cartomancia: O travesseiro é um bom conselheiro; não tema o inesperado; siga a orientação de seu subconsciente. Algum fato surpreendente, instrução inesperada.
Sentido inverso: Perigo que ameaça.
Referências: é associado ao planeta Saturno, à letra X e ao número 8.
O Inesperado, no Tarô Egípcio Kier
27. O Inesperado
É a ação de se tornar manifesto. Simboliza a virtude humana dos processos subconscientes. Representa a vida interior como causa determinante da vida exterior.
Provérbio transcendente: "Nem excesso de mel para adoçar, nem vangloria para prosperar". Como elemento de predição, promete triunfos condicionados, surpresas, conjurações, traições, achados, descobertas, alguns deles tardios.
Na cartomancia: Busque o maravilhoso sem se submeter às fantasias; o universo é a maravilha de Deus; aprenda a descobrir o surpreendente no cotidiano. Triunfo condicionado, surpresa, achado, descoberta tardia.
Sentido inverso: Conjuração, traição.
Referências: associado ao planeta Marte, à letra Y e ao número 9.
A Incerteza no Tarô Egípcio Kier
28. A Incerteza
É o ato de deliberar. Simboliza a virtude humana da própria determinação. Representa o julgamento como causa determinante dos atos.
Provérbio transcendente: "Não busque nos outros o que está em ti; nem busque em ti o que está nos outros". Como elemento de predição, promete demoras, obstáculos, contrariedades, mistérios por resolver e conhecimento para resolvê-los.
Na cartomancia: Desligue-se de "o que os outros dirão"; resolva-se sem muitas consultas; acredite em si mesmo. Mistério por resolver e ciência para resolvê-lo.
Sentido inverso: Demoras, obstáculos, contrariedade.
Referências: é associado ao planeta Plutão, à letra Z e ao número 1.
A Vida Doméstica no Tarô Egípcio Kier
29. A Vida Doméstica
É a imagem de concórdia. Simboliza a virtude humana do domínio pela persuasão. Representa a paz da natureza, o equilíbrio dos elementos, a alegria campestre.
Provérbio transcendente: "Olhos de juventude sejam os teus olhos e que tua palavra seja a da prudência do ancião". Como elemento de predição, promete remorsos, indecisões, perplexidades, timidez, vida campestre, negócios vantajosos, empreendimentos que trarão lutas, mas resultados satisfatórios.
Na cartomancia: Modere suas palavras; convença com persuasão e doçura; não se irrite com quem não escuta. Vida campestre, negócio vantajoso, empreendimento que exige empenho, mas que também dá recompensa.
Sentido inverso: Remorso, indecisão, perplexidade, timidez.
Referências: está associado à Lua, à letra B e ao número 2.
O Intercâmbio no Tarô Egípcio Kier
30. O Intercâmbio
É a imagem de conveniência recíproca. Simboliza a virtude humana da vida em sociedade. Representa a expansão individual por meio da convivência comercial.
Provérbio transcendente: "Lavra a tua terra com esmero; mas não colha teu campo com avareza". Como elemento de predição, promete vida social, intercomunicações, comércio, tráfico, variedade, discussão, embora muitas vezes sem solução.
Na cartomancia: Seja sociável com todos; no intercambio está o ganho; isolar-se é anular-se. Empregados; discussão sem solução.
Sentido inverso: Vida social, intercomunicações, comércio, negócios, variedade.
Referências: associado ao planeta Júpiter, à letra C e ao número 3.
O Impedimento no Tarô Egípcio Kier
31. O Impedimento
Indica os incentivos para desenvolver a própria eficiência. Simboliza a virtude humana da reação ante a oposição. Representa o princípio da depuração como elemento de progresso.
Provérbio transcendente: "Não faça justiça sem misericórdia; nem tenha misericórdia sem justiça". Como elemento de predição, indica expectativas, promessas, móvel da casa, restrições, trata com inferiores em qualidade e posição nem sempre benéficos para ambas as partes.
Na cartomancia: As dificuldades são trampolins para o sucesso; as forças opostas costumam ser também positivas; não desanime. Expectativas, promessas, artefatos domésticos.
Sentido inverso: Restrições, trato com pessoas de nível inferior com prejuízo recíproco.
Referências: está associado ao planeta Urano, à letra Ch e ao número 4.
A Grandiosidade no Tarô Egípcio Kier
32. A Grandiosidade (A Magnificência)
É o ato de comunhão material. Simboliza a virtude humana de evidenciar o próprio valor. Representa o princípio da ostentação como causa de discussão.
Provérbio transcendente: "Esgote os recursos de tua inteligência; mas não esgote os do teu coração". Como elemento de predição, promete perigos por excesso de cólera ou de loquacidade, ostentação de elementos materiais, litígios, o luxo como causa de triunfos ou fracassos, oposições ou cooperações entre pessoas de mesma hierarquia.
Na cartomancia: Dar-se valor é respeitar-se; defenda os seus direitos, mas cumpra com suas obrigações. Cooperação entre pessoas de mesma hierarquia.
Sentido inverso: Litígio, falatório, excesso de cólera, fracasso.
Referências: está associado ao planeta Mercúrio, à letra D e ao número 5.
A Incerteza no Tarô Egípcio Kier
33. A Aliança
É o ato de comunhão entre iguais. Simboliza a virtude humana de afinidade por identidade. Representa o princípio da própria realização por associação.
Provérbio transcendente: "Alegre-se com o amor de sua mocidade e alegre-se com o amor da sua maturidade." Como elemento de predição, promete pactos acertados, alianças duradouras, aumento de prosperidade, progresso, contingências felizes.
Na cartomancia: Una sua vontade à dos demais; a afinidade espiritual deve ser modelada; identifique-se com os triunfos alheios e eles reconhecerão os seus. Pactos acertados, aliança duradoura, aumento de prosperidade, contingência felizes, progresso.
Sentido inverso: Mau investimento, perda de documentos.
Referências: está associado ao planeta Vênus, à letra E e ao número 6.
A inovação no Tarô Egípcio Kier
34. A Inovação
É um elemento de evolução. Simboliza a virtude humana do esforço dirigido. Representa o princípio da própria inspiração como guia das atividades.
Provérbio transcendente: "A extensão dos dias está em tua mão direita e, na esquerda, os trabalhos e a honra". Como elemento de predição, promete invenções, novos empreendimentos, tentações, temeridade, encontros, afortunados alguns e desconcertantes outros.
Na cartomancia: Trabalhe ordenadamente; o esforço desperdiçado não dá frutos; evoluir implica em dor e fadiga. Invenção, encontro feliz, novo empreendimento.
Sentido inverso: Tentação, temeridade, encontro desconcertante.
Referências: associado ao planeta Netuno, à letra F e ao número 7.
O Desconsolo no Tarô Egípcio Kier
35. O Desconsolo
É o ato de aflição moral. Simboliza a virtude humana da atribulação em seu trabalho depurador. Representa o princípio do reconhecimento da própria insuficiência.
Provérbio transcendente: "Antes do agora vem o que foi antes; e antes foi o que agora será". Como elemento de predição, promete alarmes, consternações, melancolias, acontecimentos imprevistos, tristezas, obstáculos.
Na cartomancia: Suporte a aflição com fé; não reprima suas lágrimas; fortaleça seu espírito. Acontecimento inesperado.
Sentido inverso: Alarme, desalento, melancolia, obstáculos, tristeza.
Referências: associado ao planeta Saturno, à letra G e ao número 8.
A Iniciação no Tarô Egípcio Kier
36. A Iniciação
É o ato de revivificação. Simboliza a virtude humana da progressiva atualização de poderes. Representa o princípio da ampliação progressiva das próprias virtudes.
Provérbio transcendente: "Doce é tocar, doce é cantar, doce é escutar". Como elemento de predição, promete nascimentos, recomeço, primeiros frutos, fortuna próxima, êxito nos negócios, dissipações, declínio.
Na cartomancia: Não empreenda nada ao acaso; reconheça que sempre há alguém mais sábio que você; escute a advertência de quem sabe. Nascimento, novo começo, primeiros frutos, fortuna próxima, êxito nos negócios
Sentido inverso: Dissipação, declínio, decadência.
Referências: está associado ao planeta Marte, à letra H e ao número 9.



A Arte e a Ciência, no Tarô Egípcio Kier
37. A Arte e a Ciência
São fatores de evolução individual. Simboliza a virtude humana da própria disciplina como elemento de progresso. Representa o princípio de criação por meio do conhecimento aplicado.
Provérbio transcendente: "Terra da promissão ante meus olhos; ajuda-me, pé, a chegar até ela". Como elemento de predição, promete amizades sinceras, ajudas magnânimas, probidade, eqüidade, recursos engenhosos, compulsões, perversões, popularidade nem sempre edificante.
Na cartomancia: Combine o prático com o espiritual; amar a arte é amar a vida; a ciência é um milagre que sempre se renova. Mulher ruiva; amizade sincera, ajuda generosa, integridade, recursos engenhosos, popularidade.
Sentido inverso: Compulsões, perversões, fama não muito edificante. Mulher casada.
Referências: está associado ao Sol, à letra I e ao número 1.
A Duplicidade no Tarô Egípcio Kier
38. A Duplicidade
É o ato de sagacidade, de perspicácia. Simboliza a virtude humana do conhecimento induzido voluntariamente. Representa o princípio dos opostos como elemento de comparação e de seleção.
Provérbio transcendente: "Mulher virtuosa, nem todos que vêem tuas obras vêem tuas virtudes". Como elemento de predição, promete influencia de mulheres nos assuntos próprios, sabedoria e baixeza ao resolver esses assuntos, virtude e escândalo, honradez e vício, castidade e corrupção.
Na cartomancia: Aplique sua sagacidade para o bem; jamais faça prejulgamentos de seu próximo; a animosidade é má conselheira. Influência de mulheres ao resolver assuntos com sabedoria, virtude e honradez.
Sentido inverso: Influência de mulheres ao resolver assuntos com
lentidão, escândalo e corrupção.
Referências: está associado à Lua, à letra J e ao número 2.
O Testemunho no Tarô Egípcio Kier
39. O Testemunho
É a evidencia irrecusável. Simboliza a virtude humana da constatação pela prova. Representa o princípio de demonstração como elemento de convicção.
Provérbio transcendente: "Ponha tuas intenções como testemunha ante ti mesmo; mas ante os demais ponha por testemunha a tuas obras". Como elemento de predição promete conformidade, acordo, aproximações, comparação, convites, viagens, matrimônio tardio, adultério aparente ou real, vindas previstas ou imprevistas.
Na cartomancia: Certifique-se dos fatos antes de decidir; meça bem as consequências; não dê crédito aos comentários dissimulados. Aproximações, convites, viagens, matrimônio tardio.
Sentido inverso: Jovem ruiva; adultério suposto ou real.
Referências: está as associado ao planeta Júpiter, à letra K e ao número 3.
O Pressentimento no Tarô Egípcio Kier
40. O Pressentimento
É o conhecimento instintivo. Simboliza a virtude humana do conhecimento antecipado do que há de acontecer. Representa o princípio do pressentimento como faculdade natural.
Provérbio transcendente: "Não seja um homem de olhos abertos à cobiça; nem mulher de ouvido aberto à lisonja". Como elemento de predição, promete trabalho bem retribuído, aplicação, reflexão, atração, simpatia, sedução, ameaça de ruína, afetos contrariados.
Na cartomancia: Tome seus pressentimentos com precaução; nem tudo que é aflitivo se concretiza; sempre há um broto de esperança.  Trabalho bem remunerado; simpatia, sedução, reflexão.
Sentido inverso: Ameaça de ruína, afetos contrariados.
Referências: está associado ao planeta Urano, à letra L e ao número 4.
O Desassossego no Tarô Egípcio Kier
41. O Desassossego
É o ato de inquietação de ânimo. Simboliza a virtude humana da constante busca do melhor. Representa o princípio de vida da cidadania.
Provérbio transcendente: "Os arcos dos fortes foram quebrados; e os débeis se vestiram de fortes". Como elemento de predição, promete indignação, violências, grupos de pessoas em movimento, família numerosa, amores de juventude, contentamento de sentido oposto.
Na cartomancia: Inquietações no ar; a decepção conspira contra você; debilidade emocional. Família numerosa, amor de juventude.
Sentido inverso: Indignação, violência, multidão em movimento.
Referências: está associado ao planeta Mercúrio, à letra Lh (lh) e ao número 5.
A Dignidade no Tarô Egípcio Kier
42. A Dignidade (Preeminência)
É o reconhecimento de superioridade. Simboliza a virtude humana da aceitação da ordem hierárquica. Representa o princípio de poder e obediência voluntária.
Provérbio transcendente: "Principal em dignidade, principal em poder, seja o principal em méritos". Como elemento de predição, promete vantagens, triunfos, pompa, superioridade, amores surpreendentes, sinceridade.
Na cartomancia: Acate a hierarquia sem se humilhar; obedeça racionalmente; o respeito é indicador de sã tolerância. Vantagens, triunfos, superioridade, amores surpreendentes.
Sentido inverso: Jovem ruiva.
Referências: associado ao planeta Vênus, à letra M e ao número 6.
A Alucinação no Tarô Egípcio Kier
43. A Ilusão (Imaginação, Alucinação)
É a manifestação de alegria, de ânimo. Simboliza a virtude humana de expressar o contentamento. Representa o princípio criador das idéias inspiradoras.
Provérbio transcendente: "A alegria do coração, embeleza meu rosto". Como elemento de predição, promete satisfações, contentamentos, pudor, modéstia, diversões, festas, preparativos prazerosos, paixões violentas, amores proibidos, divórcio, negócios prósperos.
Na cartomancia: Alegria inesperada; rir é um remédio universal; sorria mais freqüentemente. Satisfação, contentamento, pudor, modéstia, negocio próspero.
Sentido inverso: Paixão violenta, amor proibido, divórcio.
Referências: associado ao planeta Netuno, à letra N e ao número 7.
O Pensamento no Tarô Egípcio Kier
44. O Pensamento (A Expressividade)
É o elemento criador. Simboliza a virtude humana de dar forma sensível ao que ela tem de inteligível. Representa o princípio da autoconstrução.
Provérbio transcendente: "Supere com sabedoria os receios e goza do que é teu na esperança". Como elemento de predição, promete projetos, deliberação, resoluções, determinações, entendimento mútuo, conquista do que se deseja, após árduas lutas, por meio de uma pessoa do sexo oposto.
Na cartomancia: Ordene seus pensamentos; cultivar-se é progredir, medite sobre seus atos. Projeto, resolução, determinação.
Sentido inverso: Obtenção do que se deseja, após muita luta, por meio de uma pessoa do sexo oposto.
Referências: o planeta Saturno, a letra Nh (Ñ) e o ao número 8.
A Regeneração no Tarô Egípcio Kier
45. A Regeneração
É o ato de reiterar, de reafirmar. Simboliza a virtude humana de recordar o passado e prever o futuro. Representa o princípio de memorização e visualização.
Provérbio transcendente: "Tudo é formoso ao seu tempo e tudo é saboroso quando está no ponto". Como elemento de predição, promete ressurreição espiritual, rejuvenescimento físico, reconsideração do que foi, alguns prelúdios do que será, vigor e decrepitude, algo da infância e algo da velhice, influencia de parentes em assuntos amorosos, rupturas e abandonos.
Na cartomancia: Utilize seu passado como base de seu presente; não se abata pelos erros; supere-os, remediando-os. Influência de parentes em assuntos amorosos.
Sentido inverso: Rupturas e abandono.
Referências: está associado ao planeta Marte, à letra O e ao número 9.
O Patrimônio no Tarô Egípcio Kier
46. O Patrimônio
É o ato de continuidade. Simboliza a virtude humana da posse por herança. Representa o princípio da sequência natural.
Provérbio transcendente: "Contentar-se com pouco, abre as portas do muito." Como elemento de predição, promete legados por amizade, heranças por direito próprio, doações, testamentos, tradições, os antepassados, a família, a afinidade conjugal; para um homem, perigos por uma mulher; para uma mulher, perigo de sedução.
Na cartomancia: Herança próxima; benefícios econômicos; possível esbanjamento. Legado, doação, afinidade conjugal.
Sentido inverso: Para um homem: perigo por uma mulher; para uma mulher: perigo de sedução.
Referências: está associado ao Sol, à letra P e ao número 1.
A Ponderação (Conjectura) no Tarô Egípcio Kier
47. A Ponderação (Conjectura)
É o ato de conhecimento. Simboliza a virtude humana de conhecer por própria inspiração. Representa o princípio de dedução como elemento de iluminação.
Provérbio transcendente: "Ser resplendor na luz, e calor no fogo, é tua missão agora e depois". Como elemento de predição, promete novas luzes, novos ensinamentos, aflições de espírito, esperanças na maturidade, próximas alegrias ou penas, apoio de parentes, amores virtuosos e duráveis.
Na cartomancia: Suas suposições estão certas; não se descontrole; confirme o fato de que, falando, não prejudicará. Novos ensinamentos; alegria próxima; apoio de parentes; amor virtuoso e durável.
Sentido inverso: Aflições espirituais; pena próxima.
Referências: está associado à Lua, à letra Q e ao número 2.
A Consumação no Tarô Egípcio Kier
48. A Consumação
É o ato de plenitude. Simboliza a virtude humana da própria convicção. Representa o princípio da determinação de conduta.
Provérbio transcendente: "Beba a gota da tua cisterna ou a abundância do teu poço". Como elemento de predição, promete conquistas, ciência, vitória, conclusões, resoluções, amores impossíveis, o que já se tornou irremediável.
Na cartomancia: Segurança em si mesmo; plenitude de satisfações; convencimento do próprio valor. Mas, cuidado com a vaidade!  Sucesso, vitória, ciência.
Sentido inverso: Amor impossível.
Referências: associado ao planeta Júpiter, à letra R e ao número 3.
A Versatilidade no Tarô Egípcio Kier
49. A Versatilidade
É o ato de reciprocidade. Simboliza a virtude humana de dar correspondência aos equivalentes. Representa o princípio da permuta como elemento de prosperidade.
Provérbio transcendente: "Doce é o trabalho de quem trabalha contente e doce o descanso de quem o merece". Como elemento de predição, promete mudanças, alterações, novos afetos, rivalidade em amores e em empreendimentos, vicissitudes, algumas para um bem maior.
Na cartomancia: Equilibre seu sentido de correspondência; descarte o interesse; a reciprocidade é virtude. Mudanças, novos afetos.
Sentido inverso: Rivalidade nos amores; vicissitudes, algumas para o bem.
Referências: está associado ao planeta Urano, à letra S e ao número 4.
A Afinidade no Tarô Egípcio Kier
50. A Afinidade (Atração)
É a causa eficiente do despertar das emoções. Simboliza a virtude humana da atração pessoal. Representa o princípio do incentivo natural como poder modelador dos atos.
Provérbio transcendente: "És a fagulha no incêndio, mulher; e tu, homem, o vento que aviva o fogo". Como elemento de predição, promete ilusões, paixões, apetites, desejos, amor, alucinações, temeridade, perigos que se ignoram.
Na cartomancia: Desperta atração; pode haver disputas; contato amoroso. Homem malvado; ilusões, amor, paixões.
Sentido inverso: Alucinações, temeridade, perigos que se ignoram. Advogado, escrivão.
Referências: associado ao planeta Mercúrio, à letra T e ao número 5.





Nenhum comentário:

Postar um comentário