Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista,Sacerdotisa, Professora,Educadora Patrimonial, Escritora, Numeróloga, Pesquisadora de Ciências Ocultas, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica, Tarô Terapêutico e Numerologia.

domingo, 5 de novembro de 2017

TARO EGÍPCIO - Os 22 arcanos maiores do Livro de Thot

O simbolismo do Tarô Egípcio Kier
J. Iglesias Janeiro
 
 
J. Iglesias Janeiro em seu livro La Cábala de Predicción, publicado a partir de 1955 pela Editorial Kier, dedica a Lição XII ao "Livro do Saber e Sabedoria que contém". Ele qualifica o jogo de cartas como "o Livro de Thot de 78 lâminas".
O simbolismo dos arcanos, apresentado abaixo, constitui a tradução completa desse capítulo 12. Adicionamos ao texto original indicações complementares de cartomancia, constantes do manual de instrução que acompanhava o jogo de cartas igualmente publicado pela Editorial Kier a partir de 1970.
Assim, reunimos as duas fontes originais referentes ao Tarô Egípcio Kier.
Tradução e compilação de
Constantino K. Riemma
 
O Mago no Tarot Egipcio Kier
 
1. O Mago Criador
No Plano Espiritual é a síntese do todo, a iniciação aos mistérios e o poder para decifrá-los e servir-se deles. No Plano Mental representa o poder volitivo, de transmutação e de coordenação. Dá aptidão para propor, considerar e resolver os problemas, despertar e dominar as paixões. No Plano Físico tende à organização dos elementos naturais e ao domínio das forças em movimento, dando aptidão para adquirir e dispor, criar, modelar e aplicar.
Provérbio transcendente: "Seja em tuas obras como és em teus pensamentos". Como elemento de predição, promete domínio dos obstáculos materiais, novas relações sociais, iniciativas felizes, a colaboração de amigos fiéis que ajudam o desenvolvimento dos projetos e amigos invejosos que os dificultam.
Na cartomancia: Obstáculos vencidos; iniciativas positivas; influências
variáveis. Vontade, virtude, perseverança, triunfo ante a adversidade, domínio dos ideais sadios.
Sentido inverso: Sabedoria, talento, genialidade. Dúvidas e demoras. Indica o consulente e o gênio, se esta carta estiver junto ao arcano 77.
Referências astrológicas e cabalísticas: Mercúrio; Sol em Leão. O MAGO CRIADOR no ato de criar. É símbolo dos mistérios do Buey-Guía figurados na letra Aleph. Representa a unidade, a unicidade, o princípio das coisas, o pai, o mundo como manifestação, o homem como unidade vivente completa em si mesma, o fundamento, a razão de todos os atos.
A Papisa
 
2. A Sacerdotisa
No Plano Espiritual representa o manancial de vida, a matriz em que as imagens tomam forma, em que a tese coloca a antítese, em que a fonte acumula suas águas. No Plano Mental é a dualidade, o jogo dos opostos, a razão que compara, o Positivo e o Negativo, o masculino e o feminino, o visível e o invisível, a luz e a sombra. No Plano Físico tende à fusão dos desejos, a afinidade química, a relação dos sexos, o comercio, o intercambio, a dualidade e a duplicidade.
Provérbio transcendente: "O vento e as ondas vão sempre a favor de quem sabe navegar". Como elemento de predição, promete atrações e repulsões, perdas e ganhos, subidas e descidas, inspirações favoráveis à iniciativa e a secreta oposição de outros para levar o iniciado a bom termo.
Na cartomancia: A verdade se impõe; a intuição não engana.
Prudência com relação à generosidade indiscriminada. Clareza de idéias, lucidez, critério analítico, capacidade de observação. Habilidade para ajustar negócios complicados.
Sentido inverso: Paixão avassaladora, exaltação espiritual, contendas, ira, amarguras, desavenças. Junto às cartas 21, 63 e 77: traição.
Referências astrológicas e cabalísticas: Virgem; Lua em Câncer. A SACERDOTISA no ato de exercer seu sacerdócio. É símbolo do sonho criador figurado na letra Beth. Representa a substância divina, o princípio plasmador, a mãe, a imaginação, a ciência oculta e a manifestada, o passado e o futuro tornados imagem no presente.
Imperatriz
 
3. A Imperatriz
No Plano Espiritual representa o conhecimento do oculto e do manifestado, o passado e o futuro tornando-se realidade no presente. No Plano Mental é a concepção, ideação, geração e manifestação do espiritual, do mental e do físico. Criação, conservação e renovação. No Plano Físico, tende à expansão, multiplicação e concretização das idéias, desejos e atos que expressam a vida interior.
Provérbio transcendente: "Tecendo está teu tear, tecidos para teu uso e tecidos que não usarás." Como elemento de predição, promete idealização, produção, riquezas e abundância de bens materiais, obstáculos a vencer e satisfações à medida que dão vencidos.
Na cartomancia: Possível matrimônio; a dúvida é o caruncho da alma; aproveite a oportunidade. Casamento certo; união sentimental duradoura; atração recíproca; beijos puros.
Sentido inverso: Ruptura; disputas; discussões; separação.
Referências astrológicas e cabalísticas: Libra; Júpiter em Sagitário. A IMPERATRIZ no ato de tornar manifesto o seu domínio. É símbolo do dinamismo vivente figurado na letra Ghimel. Representa a natureza divina, o organismo em função, a conjunção de forças que tendem ao mesmo fim, a matriz universal em seu trabalho criativo, o Verbo em função.
O Imperador
 
4. O Imperador
No Plano Espiritual é a manifestação constante da virtude divina no homem, a progressão hierárquica em que se manifesta a vida. No Plano Mental representa a solução final, as quatro concordâncias de Afirmação e Negação, Discussão e Resolução em seu trabalho de concretização. No Plano Físico tende à realização das coisas materiais, a cristalização do esforço e a obtenção do poder.
Provérbio transcendente: “Ao trabalho de tuas mãos, dê bênçãos, e no do pensamento, ponha coração.” Como elemento de predição, promete conquistas materiais, fundamentos para empreendimentos mais altos, resultados favoráveis no esforço inverso, e condições penosas para obtê-los. As amizades são, simultaneamente, ajuda e obstáculo, e a sorte é propicia e adversa no mesmo instante.
Na cartomancia: Contatos afetivos intensos; controle material; domínio de si mesmo. Erotismo; filhos; elevação espiritual; Deus.
Sentido inverso: Distanciamentos; frieza afetiva; confusão; carta de despedida.
Referências astrológicas e cabalísticas: Escorpião; Urano em Aquário. O IMPERADOR no ato de reger seus domínios. É símbolo do princípio da unidade materializada, a vontade, a autoridade e o poder figurados pela letra Daleth. Representa a realidade inteligível e a realidade tangível, o princípio absoluto emanando seus poderes.
O Hierarca
 
5. O Hierarca
No Plano Espiritual é a Lei Universal através da qual o Criador se manifesta às suas criações, o sentido místico, a quinta essência das coisas, o magnetismo cósmico. No Plano Mental representa a Lei e a Liberdade, o ensinamento e o conhecimento, o domínio das paixões e a identificação com nós mesmos e os demais. No Plano Físico tende a dar direção e controle às forças naturais, conceder liberdade dentro da disciplina e dar eficiência aos processos orgânicos e às criações físicas e mentais.
Provérbio transcendente: "De ouvir falar te conhecia; mas agora meus olhos te vêem e meu coração te sente." Como elemento de predição, promete liberdade e restrições, novas experiências, aquisição de ensinamentos proveitosos, amores e namoros; viagens de prosperidade inalcançada, amigos propícios e amigos de mau agouro, seres e coisas
que vêm e vão, os primeiros para acompanhar, os segundos para regressar.
Na cartomancia: Cooperação inesperada; ajuda de iguais ou superiores; orientação sensata. Mão amiga e generosa; diversão excelente; troca satisfatória; emoção diante um encontro.
Sentido inverso: Retração; atraso; nostalgias persistentes, isolamento.
Referências astrológicas e cabalísticas: Júpiter; Mercúrio em Virgem. O HIERARCA no ato de distribuir a graça de seu ministério. É símbolo do mistério do fogo vivente que se infunde e difunde figurado na letra He. Representa o princípio da luz divina, a luz que vivifica, a religião universal, a iniciação nos sagrados ritos.
A Indecisão
 
6. A Indecisão
No Plano Espiritual representa o conhecimento instintivo do que é próprio ou impróprio, a lei moral que governa a consciência e a transcendência dos atos. No Plano Mental é a Abstinência e a Gula, a Liberdade e a Necessidade, o Dever e o Direito como forças operantes. No Plano Físico tende à determinação da conduta, ao matrimônio ou ao celibato, à abstenção nas inclinações do apetite ou ao desfrute sem medida de seus prazeres.
Provérbio transcendente: "Trabalhos me dás, Senhor, mas com eles a força." Como elemento de predição, promete privilégios e deveres nas relações entre os sexos, antagonismo de forças, separações e divórcios, posse do que se persegue e ardentes desejos que se realizam, alguns que satisfazem e outros que frustram.
Na cartomancia: Não se deixe tentar; fixe suas posições; guie-se pelo
espiritual. Tramas constantes; beco sem saída; abatimento; inquietações.
Sentido inverso: Inveja à espreita; armadilhas importunas; intimidades traiçoeiras; amigos enganadores; intrigas.
Referências astrológicas e cabalísticas: Vênus; Vênus em Touro. A INDECISÃO no ato de escolher entre dois caminhos. É símbolo do mistério da causa operante que atua em cada ser figurado na letra Vau. Representa o princípio do Verbo como causa eficiente, o conhecimento do Bem e do Mal, a Lei Natural, o vício e a virtude como elementos de ação transcendente.
O Triunfo
 
7. O Triunfo
No Plano Espiritual simboliza a ascendência do espírito sobre a matéria, o conhecimento dos sete princípios que dirigem os atos criadores, a existência potencial das sete virtudes que dão eficácia a esses atos. No Plano Mental representa a diluição da dúvida pela luz do intelecto, a eliminação de erros pela posse gradual da verdade. No Plano Físico tende a inspirar desejos e impulsos de superação, criar contrastes entre o mundo interior e o exterior e determinar vacilações e resoluções, as primeiras deprimentes, as segundas afortunadas.
Provérbio transcendente: "Quando a ciência entra em teu coração e a sabedoria torna doce a tua alma, peça e te será dado." Como elemento de predição, promete poder magnético, pensamento acertado, justiça e reparações, honra e desonra, conquista do que se busca com empenho, satisfações e contrariedades.
Na cartomancia: Triunfo no que se propõe; o esforço é recompensado; férias agradáveis. Operação vantajosa; contrato seguro; cartas aceitas; projeto concreto.
Sentido inverso: Perda de objeto valioso; lamentações inúteis; palavras de consolo de desconhecidos; armadilhas do acaso.
Referências astrológicas e cabalísticas: Sagitário; Netuno em Peixes. O TRIUNFO no ato de evidenciar sua natureza dual. É símbolo do mistério da Luz astral como emanação luminosa e incandescente figurado na letra Zhain. Representa o princípio da causa final, o espírito feito forma, a causa operante como força atuante, a razão do propósito e o poder que permite realizá-lo.
A Justiça
 
8. A Justiça
No Plano Espiritual é a razão pura, o absoluto em ato, o rigor e a moderação, a Justiça como lei fatal da existência. No Plano Mental representa a força do direito, o conquista da felicidade como conseqüência da moderação no reto pensar. No Plano Físico tende à evolução e a involução, a atração e a repulsão, ao que é grato e ingrato ao mesmo tempo.
Provérbio transcendente: "Edifica um altar em seu coração, mas não faça de seu coração um altar." Como elemento de predição, promete retribuições e restituições, castigos e recompensas, gratidão e ingratidão, compensações por serviços prestados equivocadamente, e falta de compensação pelos que se prestaram com pleno conhecimento do bem que se fazia.
Na cartomancia:  Modere seus ímpetos e desejos;  não tome decisões
por hoje; relaxe. Encontro produtivo; seu número: o 6; faça perguntas e poupe o cansaço; teimosia vencida a seu favor.
Sentido inverso: Resolução atordoada; amanhã será tarde; não divague; recordações desenterradas que atormentam.
Referências astrológicas e cabalísticas: Capricórnio; Saturno em Capricórnio. A JUSTIÇA no ato de conhecer e julgar com razão. É símbolo do mistério do Plasma Mater em cujo seio repousa a vida figurada na letra Heth. Representa o princípio da existência elementar, a repartição com eqüidade, a consciência como manancial de conhecimento.
O Eremita
 
9. O Eremita
No Plano Espiritual é a manifestação da luz divina nas obras humanas, a sabedoria absoluta, a comunhão do pensador com seu pensamento e a coisa pensada. No Plano Mental representa o comedimento, a caridade e o conhecimento; a seleção entre o verdadeiro e o falso, o agrado e o desagrado pelo que é moral ou imoral, o juízo que compara e resolve. No Plano Físico tende à concretização, à culminação dos empreendimentos anteriores, o ornamento da obra concluída e a ascensão a planos mais elevados.
Provérbio transcendente: "Suba ao monte e contempla a terra prometida; mas não direi que entrará nela." Como elemento de predição, promete ciência para fazer descobertas, ordem para realizá-las e cautela para servir-se delas; associações propícias e associações infelizes, amigos que ajudam e amigos que dificultam luzes da razão e da
intuição, a primeira para o imediato, a segunda para o que há de ser.
Na cartomancia: Afirme sua discrição; não comente seus planos de compra; medite sobre a oportunidade de seu desejo. Uma palavra a mais que o desprestigia; versões divergentes; ausência de equilíbrio interior; murmurações.
Sentido inverso: Sacerdote, pastor, rabino. Confiança em um segredo que não se revela; mutismo benéfico.
Referências astrológicas e cabalísticas: Aquário; Marte em Áries. O EREMITA no ato de iluminar seu mundo interior. É símbolo do mistério do insondável figurado na letra Teth. Representa o princípio do amor como ato puro, o elemento de conservação e renovação, o gênio protetor, a prudência, a iniciação nos arcanos da vida superior.
A Retribuição
 
10. A Retribuição
No Plano Espiritual é a sucessão do tempo e das circunstâncias como causa da perfeição, o eterno retorno das coisas, a essência que vivifica e a matéria por vivificar. No Plano Mental representa os diversos processos do pensamento, a indução e a dedução, o tempo e o intervalo, a geração das emoções e o controle das paixões, a projeção do pensamento em seus infinitos aspectos. No Plano Físico, tende à ação e à reação, à aplicação do moral ao material no confronto com os deveres adiados.
Provérbio transcendente: "Penoso é saber que compras com a experiência e, mais penoso ainda, o que te falta comprar." Como elemento de predição, promete boa e má sorte, elevações e descidas, posses legítimas e posses duvidosas, reconsideração de contingências passadas, e circunstâncias que se repetem de forma diferente.
Na cartomancia: O incomum enfrenta a sorte; adeus a uma velha amizade; mau-humor e aflição. Não se desespere. Um amigo de alma se afasta; velhos camaradas batem à porta; mensagem anunciando um presente; revelação de um segredo esperado.
Sentido inverso: Perdeu a oportunidade por enquanto; não vá a esse encontro; reconheça a verdade embora doa; angustias.
Referências astrológicas e cabalísticas: Urano; Plutão em Escorpião. A RETRIBUÇÃO em sua obra distribuidora. É símbolo do mistério da lei de compensação, figurado na letra Iod. Representa o princípio do Verbo plasmado, a ordem e a necessidade de sua existência, a periodicidade, o karma, causa e efeito, a roda da vida em suas infinitas voltas.
A Força
 
11. A Convicção
No Plano Espiritual é o princípio hierárquico das forças atuantes, a ação do espírito sobre a matéria, do imponderável sobre o que o existe. No Plano Mental representa o intelecto, a faculdade de criar e dominar por meio da determinação dada pelo conhecimento da verdade. No Plano Físico tende ao domínio das paixões inferiores, a conservação da própria integridade moral, a criação de elementos materiais por meio da fé.
Provérbio transcendente: "Alegre na esperança, sofrido na tribulação, seja constante na oração." Como elemento de predição, promete controle da direção que se segue, domínio dos elementos, vitalidade, rejuvenescimento, aquisição e perda de amigos por assuntos da família, penas, obstáculos, ciúmes, traições e resignação para suportar as contrariedades.
Na cartomancia: Sua intuição não falha; aumente sua fé; o período de
confusão será breve; há um compasso de espera. Apresse os procedimentos; confirme suas suspeitas; não adote ilusões caprichosas.
Sentido inverso: Desolação por esquecimento; sepulte a ambição; suas ambigüidades não o beneficiam.
Referências astrológicas e cabalísticas: Netuno; Áries, morada do Sol. A PERSUASÃO no ato aprazível de convencer. É símbolo do mistério da força operante figurado na letra Khaph. Representa o princípio hermafrodita da matriz cosmogônica, o esforço de ânimo, os atos reflexos, o poder moral, o que há de superior no homem.
O Pendurado
 
12. O Apostolado
No Plano Espiritual é o elemento pelo qual se sacrifica o superior a fim de evoluir o inferior, a complacência no bem que se realiza. No Plano Mental representa a lei da auto-repressão, o antagonismo das criações mentais, a ponderação ao decidir, o que é penoso na atuação. No Plano Físico tende à reversão dos valores, a decepção com o material produzida pelo predomínio do moral, a abnegação como força expansiva.
Provérbio transcendente: "Ainda que o Sol te fatigue de dia e a Lua te entristeça à noite, não coloque teu pé ao desfiladeiro, nem durma quando estiver de guarda". Como elemento de predição, promete contrariedades, angústias, quedas, perdas materiais em algumas condições de vida e ganhos em outras, pressentimentos que animam e pressentimentos que abatem.
Na cartomancia: Antigas amarguras se dissipam; não cabem rodeios se
é o coração que deve falar; deleite-se com o belo e aperfeiçoará sua alma. Reúna amizades e colherá sorrisos; não ameace fugir, enfrente os fatos; a amabilidade deve ser parte de sua própria complacência.
Sentido inverso: Diminua sua irritação; repreensão próxima; amigo perturbador prejudica a noitada.
Referências astrológicas e cabalísticas: Peixes; Touro, morada da Lua. O APOSTOLADO no ato de consumar sua missão. É símbolo do mistério do ganhar asas figurado na letra Lamed. Representa o princípio do movimento expansivo, a consumação do sacrifício voluntário, o altruísmo como força criadora, o desejo de servir, a devoção.
A Morte
 
13. A Imortalidade
No Plano Espiritual é a renovação da vida pela desintegração de suas partes, a liberação da essência pela transformação da matéria que a contém. No Plano Mental representa a ação e a reação, a dissolução que precede à formação, o indutivo que dá lugar ao dedutivo, a inércia como função do movimento. No Plano Físico tende aos processos que favorecem a letargia, a sonolência, a petrificação, o sonambulismo, o que se corrompe, o que se destrói, o que perece para renascer em forma diferente.
Provérbio transcendente: "A noite passou e chegou o novo dia. Vista, portanto, as armas da luz". Como elemento de predição, promete desenganos, desilusões, morte de afetos, negação do que se pede, colapso, alegrias puras que são gratas à alma, melhorias com doloroso desfrute, ajuda de amigos, renovação de condições, as boas para pior,
as más para melhor.
Na cartomancia: Inquietações reforçadas pela distância; não se entregue ao abandono; cuide de seus préstimos; renove seus pontos de vista e rejuvenescerá. A grandiloqüência não condiz com você; não condene por comparação; o amor não conhece frases estrondosas, mas sim de simples entrega.
Sentido inverso: Briga por questões de interesse; choque; extrema preguiça que tudo complica.
Referências astrológicas e cabalísticas: Áries; Gêmeos, morada de Mercúrio. A Imortalidade no ato de renovar a vida. É símbolo do mistério da água primordial figurado na letra Mem. Representa o princípio da concepção, do plasmar, da renovação, renascimento, pelo qual se transmutam uns elementos em outros e o homem se amplia em suas obras.
A Temperança
 
14. A Temperança
No Plano Espiritual é a eterna atividade da vida, a íntima afinidade dos elementos opostos, o sacerdócio como laço de união entre o mundo interior e o exterior. No Plano Mental representa a solidariedade das emoções, a associação das idéias, a reciprocidade dos afetos, a correspondência entre os vícios e as virtudes. No Plano Físico tende a regular as relações entre os sexos, o equilíbrio da força vital, a frugalidade, a castidade, o que tempera as emoções e resiste às paixões.
Provérbio transcendente: "Não sejas como pluma ao vento, nem como vento diante da pluma". Como elemento de predição, promete amizades, afetos recíprocos, obrigações, combinações químicas e de interesses, amores aflitos, amores devotos, amores traiçoeiros, coisas que ficam e coisas que se vão, as primeiras para irem, as segundas para voltarem.
Na cartomancia: Convém acertar as coisas em suas justas proporções; o exagero destrói a virtude; o equilíbrio é base da paz espiritual. Auxilie-se suavizando os desentendimentos; concretize seu propósito com decisão, mas sem prejudicar o próximo; a hostilidade cederá.
Sentido inverso: Excessos em comidas e bebidas; o médico chama; não viva nos extremos; extraia das aparentes incoerências seu fundo de verdade.
Referências astrológicas e cabalísticas: Touro; Câncer, morada de Júpiter. A TEMPERANÇA no ato de transferir as virtudes. É o símbolo do mistério da Idéia e do Verbo figurado na letra Nun. Representa o princípio da Andrógina Divina, a emanação primaria que se infunde e difunde através da luz e do calor, a afinidade dos opostos, a reversibilidade dos elementos, a misericórdia em seu trabalho de dar às coisas a justa proporção.
O Diabo
 
15. A Paixão
No Plano Espiritual é a manifestação da vontade individual, força refratária à ordem estabelecida e princípio que instiga a desvendar os mistérios. No Plano Mental representa a corrente das paixões, a força do desejo, a constante controvérsia em que se agita o ânimo e nos impulsiona a buscar o oposto. No Plano Físico tende aos processos geradores, aos desejos intensos, à malicia, à discórdia, ao temor e à cólera, ao fogo e à água que o apaga.
Provérbio transcendente: "Fizeram-me guarda de vinhedos e, o vinhedo que era meu, não guardei". Como elemento de predição, promete controvérsias, paixões, fatalidades, prosperidade por meio da legalidade e da fatalidade, afetos nocivos para quem os sente e para quem é objeto deles, anseios veementes e situações violentas.
Na cartomancia:  A vontade individual é fator determinante; a atração
do mistério seduz, mas destrói sem um guia; a criação é fogo ardente que não se deixa extinguir. Prosperidade por vias legais ou pela fatalidade; desejos veementes; paixões violentas.
Sentido inverso: Afetos nocivos; situações de violência; discórdias; maldades.
Referências astrológicas e cabalísticas: Saturno; Leão, morada de Netuno. A PAIXÃO no ato de emanar suas emanações potenciais. É símbolo do mistério da luz astral em circulação figurado na letra Samekh. Representa o princípio da vontade individual, a atração do mistério, o fogo criador, o destino como causa eficiente.
A Torre
 
16. A Fragilidade
No Plano Espiritual é o despertar do entendimento em virtude da aflição que mexe com e ânimo; é a luz do superior tornando-se sensível no inferior. No Plano Mental representa a nulidade dos valores materiais, a pobreza das conquistas intelectuais, o aprendizado do orgulho. No Plano Físico tende aos processos aflitivos, ao rigor, à severidade, o que de alguma forma desperta os poderes latentes e desvanece os sonhos pelos valores temporais.
Provérbio transcendente: "Luz de amanhecer, luz de meio-dia, luz de entardecer: o que importa é que seja luz". Como elemento de predição, promete acidentes imprevistos, tempestades, comoções, mortes, necessidades, benefícios decorrentes de circunstâncias boas e más, reciprocidade no amor e no ódio, na indiferença e no ciúme, na traição e na lealdade.
Na cartomancia: O valor do temporal se exalta em função do eterno; o perecível tem vital importância no vir-a-ser das coisas. Reciprocidade no amor e no ódio, na indiferença e no cuidado, na traição e a lealdade.
Sentido inverso: Acidente imprevisto; morte; necessidade; tempestades.
Referências astrológicas e cabalísticas: Marte; o signo de Virgem, morada de Mercúrio. A FRAGILIDADE no ato de consumar os desígnios da divina providencia. É símbolo do mistério da severa vigilância figurado na letra Ain. Representa o princípio do inescrutável, do temporal, do perecível como causa determinante da evolução dos seres e das coisas.
A Estrela
 
17. A Esperança
No Plano Espiritual é a abnegação como manancial de vida, a fé como elemento atuante, a inteligência primordial expressando-se através da inteligência comum. No Plano Mental representa a iluminação do conhecimento por meio da evidencia e das provas, à luz das experiências passadas, a causa unida ao seu efeito. No Plano Físico tende aos processos que alimentam o otimismo, as expectativas, a genialidade, a caridade e tudo o que fortalece o ânimo embora traga eventuais privações.
Provérbio transcendente: "Alguns homens pedem sinais para crer e outros, pedem sabedoria para trabalhar; mas o coração esperançoso tem tudo em sua esperança". Como elemento de predição, promete intuição, sustentação, iluminação, nascimentos, breves aflições e breves satisfações, tédios e reconciliações, privações, abandonos e ganhos.
Na cartomancia: Aguardar o futuro com confiança é pressentir a imortalidade da existência. A magia da fé tudo cria. Intuição, iluminação, nascimentos, ganhos.
Sentido inverso: Breves aflições e breves satisfações; aborrecimentos e reconciliações; privações; abandonos.
Referências astrológicas e cabalísticas: Gêmeos; Libra, morada de Saturno. A ESPERANÇA no ato de transmutar os elementos primordiais. É símbolo do mistério da respiração cosmogônica figurada na letra Phe. Representa o princípio do verbo no ato, a imortalidade da existência, a força criadora da fé.
A Lua
 
18. O Crespúsculo
No Plano Espiritual é o mistério da vida; o abismo infinito em que se move a criatura, o poder misterioso pelo qual as coisas têm seu ser. No Plano Mental representa a força da negação como evidencia da afirmação, o negativo conto expoente do positivo. No Plano Físico tende aos processos vinculados à manifestação dos poderes ocultos, a ação das forças sutis, o que exige deliberação sem alcançar resolução.
Provérbio transcendente: "Seja a tua caridade celeiro inesgotável a  tua paciência não menos inesgotável que a tua caridade". Como elemento de predição, tende à instabilidade, a inconstância, ciladas, confusão, mudanças, situações incertas, longas deliberações, impedimentos inesperados, resultados tardios, triunfos e fracassos aparentes.
Na cartomancia: A contrariedade e o engano espreitam; sua antipatia
fomenta inimizades; cuidado com as bajulações traiçoeiras. Triunfos e fracassos aparentes.
Sentido inverso: Inconstância, ciladas, confusão, mudanças, longas deliberações, impedimentos inesperados, resultados tardios.
Referências astrológicas e cabalísticas: Câncer; Escorpião, morada de Urano. O Crepúsculo no ato de manifestar o poder mágico da luz. É símbolo do mistério do poder serpentino figurado na letra Tzade. Representa o princípio da força do magnetismo, o clamor que interroga, a emanação que fascina, a poder de encantamento.
O Sol
 
19. A Inspiração
No Plano Espiritual é a luz divina, princípio de todo conhecimento, a verdade fundamental da qual emergem todas as verdades. No Plano Mental representa a inteligência que formula os conhecimentos, o manancial que alimenta as fontes em que se refletem as imagens. No Plano Físico tende aos processos que facilitam a união do elemento masculino e feminino, a materialização das idéias em atos
Provérbio transcendente: "Toma o escudo de tua fé e avança com passo decidido, seja a favor do vento ou contra todos os ventos". Como elemento de predição, tende ao aumento de poder, êxito nos empreendimentos, boa sorte nos atos que se realizam, benefícios resultantes do esforço próprio e dos demais, heranças, clareza no que se deseja, fogo que consome o desejado.
Na cartomancia: A alegria que se resguarda em sua moderação.
Consagre-se aos seus e isso não lhe será um peso; o amor puro é o seu escudo. Aumento de poder, benefícios por esforço próprio, heranças, clareza no que se deseja.
Sentido inverso: Perigo no emprego, disputas por documentos, desentendimentos pelos resultados.
Referências astrológicas e cabalísticas: Leão; Sagitário, morada de Plutão. A INSPIRAÇÃO no ato de irradiar suas emanações. É símbolo do mistério dos fios entrelaçados figurado na letra Quoph. Representa o princípio do fogo criador, a nutrição da natureza, a sucessão dos atos, a força misteriosa que é o clamor, a dor e a glória simultaneamente.
O Julgamento
 
20. Ressurreição
No Plano Espiritual é a iluminação interior, o despertar das forças latentes, a inspiração em ato. No Plano Mental representa a revelação da genialidade, o estímulo para coisas mais elevadas, a conversão do inferior ao superior. No Plano Físico tende aos processos que estabelecem uma correspondência harmônica entre o subconsciente e a consciência, entre a moral e o material, entre o que sentimos, pensamos, e o que realizamos.
Provérbio transcendente: "Flor na macieira, fruto na videira, semeado na maturidade". Como elemento de predição, promete escolhas harmoniosas, iniciativas afortunadas, trabalho, ganho, compensações pelo bom e pelo mau, amigos fiéis que anulam a ação dos amigos traidores, ciúmes pelo bem de que se desfruta, aflições por perdas.
Na cartomancia:  Velhas aspirações adiadas se concretizam;  desperte
para a realidade; a preguiça não ajuda a reviver. Escolhas harmoniosas, iniciativas bem sucedidas, compensações, amigos fiéis.
Sentido inverso: Ganhos que se adiam; amigos traidores minam o êxito.
Referências astrológicas e cabalísticas: Lua; Capricórnio, morada de Marte. A RESSURREIÇÃO no ato de despertar a espiritualidade. É símbolo do mistério da autonomia de cada ser vivo figurado na letra Resh. Representa o princípio do intelecto, a deliberação, a opinião, a decisão; a vida como sucessão de formas, e os atos como sucessão de idéias.
O Mundo
 
21. A Transmutação
No Plano Espiritual é a imortalidade da alma, a evolução das idéias, o poder de manifestar a vida em infinitas formas. No Plano Mental representa o princípio do conhecimento supremo como origem de todos os conhecimentos; a bem-aventurança. No Plano Físico tende aos processos que favorecem os estímulos, as inspirações acertadas, o trabalho remunerador, as recompensas generosas, os atos que tendem à melhoria.
Provérbio transcendente: "Levanta o Sol e se põe o Sol e outra vez volta ao seu lugar de onde torna a nascer". Como elemento de predição, promete longa vida, heranças, distinções, vitórias, o desfrute de prazeres honestos, rivais que disputam os afetos, amigos que velam por nós; obstáculos e aptidão para vencê-los; situações incertas e as contingências que as esclarecem.
Na cartomancia: o êxito está ao alcance de sua mão; na amizade está seu maior apoio; use a imaginação, não se submeta a ela. Vida longa; herança, vitórias; capacidade para vencer obstáculos.
Sentido inverso: Rivais que disputam os afetos, situação incerta. Déspota, tirano, parente dominador.
Referências astrológicas e cabalísticas: Sol; Aquário, morada de Netuno. A TRANSMUTAÇÃO no ato de transmutar. É símbolo do mistério do que opera as mudanças figurado na letra Shin. Representa o princípio do Verbo em sua tríplice função de poder criador, renovador e conservador, a matriz cosmogônica em iluminação, a faculdade pela qual é possível ser touro, leão, águia e homem.
O Louco
 
22. O Regresso
No Plano Espiritual é o insondável das leis divinas, o mistério da razão das coisas, a causa transcendente que acompanha cada ato. No Plano Mental representa o princípio da credulidade como síntese da ignorância, a ousadia como causa de erros, a temeridade como elemento de perigo. No Plano Físico tende aos processos que favorecem a imprudência, a extravagância, o delírio, o envaidecimento, o as paixões desenfreadas em busca de satisfação.
Provérbio transcendente: "Em teu segredo não entre minha alma, nem em teu porto meu navio." Como elemento de predição, promete privação de algo de que se desfruta, ofuscamento ao tratar de conseguir o que se quer, ruína naquilo que envaidece, perigo de isolamento, presentes traiçoeiros, promessas enganosas, desilusões, final de algumas coisas e começo de outras.
Na cartomancia: Não dê passo em falso por indiscrição; se duvidar muito, se autolimitará; ajude ao próximo. Camponês; final de umas coisas e começo de outras.
Sentido inverso: Perigo de isolamento; ofuscamento; presente traiçoeiro; promessa enganosa; desilusão.
Referências astrológicas e cabalísticas: Plutão; Peixes, morada de Vênus. O REGRESSO como ato de reintegração. É símbolo do mistério da lei que compreende todas as leis figurado na letra Thaw. Representa o princípio da luz que vivifica, o calor vivo, a transmigração da alma através de infinitas experiências, o conhecimento como expoente de todas as realidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário