Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista,Sacerdotisa, Professora,Educadora Patrimonial, Escritora, Numeróloga, Pesquisadora de Ciências Ocultas, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica, Tarô Terapêutico e Numerologia.

domingo, 22 de outubro de 2017

Óleos Essenciais são extratos puros e naturais, extraídos de plantas, muito concentrados e que possuem várias propriedades terapêuticas, cientificamente comprovadas, ou seja, possuem propriedade de tratamento e cura, cuidando de forma integral, corpo, mente e emoções. 

Não devemos confundir óleo essencial com essência. As essências são apenas substâncias produzidas quimicamente e não possuem propriedades terapêuticas, tem somente um odor agradável e que tenta imitar os óleos essenciais das plantas.

Podemos usar os Óleos Essenciais de diversas formas em nosso dia-a-dia, para cuidar de nossa saúde, como por exemplo, em inalações, escalda-pés, banhos, cremes, sabonetes, shampoos, sprays ambientais, para higienização de ambientes e alimentos, e para uma infinidade de possibilidades! 

"IMPORTANTE CONSULTE SEMPRE UM AROMATERAPEUTA POIS ALGUNS ÓLEOS ESSENCIAIS POSSUEM CONTRA INDICAÇÕES"

Atualmente, existem mais de 300 óleos essenciais sendo utilizados e comercializados. Iremos conhecer alguns mais utilizados na prática da Aromaterapia*:

Imagem 67 de Dicionário Básico - Óleos Essenciais:

Alecrim (Rosmarinus officinalis): é estimulante, antidepressivo, tônico do coração, fígado e vesícula biliar. Ótimo contra dores musculares, reumáticas e torcicolo. Auxilia em casos de dores de cabeça, perda de memória, falta de concentração e cansaço. É conhecido como o óleo dos estudantes.

Bom em caso de queda de cabelo, pois estimula a microcirculação do couro cabeludo.

É conhecido por fazer limpeza energética.

Precaução: Deve ser evitado por cardíacos, epiléticos, hipertensos, crianças menores de cinco anos e na gravidez.

Imagem 66 de Dicionário Básico - Óleos Essenciais:


Bergamota (Citrus bergamia): muito bom para casos de ansiedade, depressão, angústia, raiva e necessidade de colocar em prática o perdão.


Seu óleo essencial também é antivirótico (herpes simples e zoster), bom contra cólicas, gases, cistite, uretrite e problemas de pele como manchas, vitiligo, acne, furúnculos.

Precauções: Não usar puro sobre a pele. Usar sempre diluído (como em óleo vegetal ou em bases neutras). Pode irritar peles sensíveis, por isso, usar sempre em baixa dosagem. Em caso de irritação suspender o uso. Fotossensibilizante - não se expor ao sol após o uso na pele.

Imagem 68 de Dicionário Básico - Óleos Essenciais:

Camomila Alemã (Matricaria chamomilla): e Camomila Romana (Anthemis nobilis): são muito úteis como antidepressivo, anti-inflamatório, analgésico, para dores de cabeça e de ouvido, musculares, reumatismo, dores de dente e dentição de crianças, distúrbios menstruais, tensão nervosa, insônia, raiva, alergias e problemas digestivos. A Camomila Romana, em especial, por ser ainda mais suave, é a mais indicada para crianças e para pessoas de pele sensível.

Precauções: Pessoas de pele muito sensível podem apresentar dermatite.

Imagem 69 de Dicionário Básico - Óleos Essenciais:

Canela (Cinnamomum zeylanicum) – folhas: é analgésico, bactericida e antiviral. É recomendado em casos de gripe, resfriados, inflamações das vias respiratórias. É estimulante, vermífugo e tonifica o sistema circulatório e o útero. Indicado também para facilitar a digestão e na eliminação de flatulências (gases). Bom também contra verrugas, unhas fracas e micose.


No campo emocional, ajuda no desapego e renovação, assim como em debilidades nervosas, cansaço extremo, depressão, pois seu calor gera energia, revigora.

Potencialmente irritante para pele e mucosa. Nunca utilizar puro sobre a pele.

Utilizar sempre bem diluído em óleo vegetal, na proporção de 0,5% a 1%.

Precauções: Não deve ser usado em gestantes e lactantes e em crianças menores de 2 anos.

Imagem 70 de Dicionário Básico - Óleos Essenciais:

Capim Limão (Cymbompogon citratus): Bactericida e antisséptico poderoso, bom para cólicas, diurético, digestivo, estimulante da tireoide. Bom para poros dilatados, acne, transpiração excessiva, mas se usado em excesso pode causar alergias. Acalma e tranquiliza a mente e ao mesmo tempo dá foco.

Precauções: Deve ser evitado em caso de glaucoma, pele sensível e hiperplasia prostática (aumento da próstata)Não usar em crianças menores de 2 anos. Usar na diluição de 1%.

Imagem 71 de Dicionário Básico - Óleos Essenciais:

Cedro (Cedrus atlantica): tem propriedades antissépticas, adstringentes, expectorantes e diuréticas. Também é antirreumático e bem empregado em casos de varizes e celulite. Excelente para a pele: alergias, dermatites, psoríase, seborreia, acne e também queda de cabelos.

Bom repelente de insetos.

O seu aroma amadeirado inspira força, firmeza, coragem e integridade.  

Precauções: não usar durante a gravidez


Nenhum comentário:

Postar um comentário