Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista,Sacerdotisa, Professora,Educadora Patrimonial, Escritora, Numeróloga, Pesquisadora de Ciências Ocultas, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica, Tarô Terapêutico e Numerologia.

domingo, 14 de janeiro de 2018

Cartas de Tarô – Exu e Pomba-Gira

O Tarô Sagrado dos Orixás, como nome já sugere, aborda a temática ligada às religiões de origem africanas. Trata-se de um tarô transcultural que contém 77 cartas, e o grupo associado aos arcanos maiores é constituído de 25 lâminas, sem numeração, diferente dos decks mais usuais que apresentam apenas 22 trunfos numerados, ainda que o Zero esteja presente.  4 das cartas do Tarô Sagrado dos Orixás não têm correspondências no que se refere as figuras tradicionais que vão do Louco ao Mundo, são elas: Elegbara, Exu, Pomba-Gira, Iansã ou Oyá e Obá.   

Elegi as cartas Exu e Pomba-Gira para escrever sobre suas características na cartomancia usual, considerando o arquétipo, a simbologia das cartas e minha experiência como taróloga.

Exu e seus significados na cartomancia usual



A carta Exu dá indícios de que o Guardião do Terreiro está em ação.  Simboliza proteção e segurança para uma gira. Aponta auxílio desta Entidade através de seus conselhos ou seus passes magnéticos, ou seja, mostra a necessidade de limpeza no campo espiritual do consulente. Indica um consulente desejando ajuda material e abertura de caminhos. Pode mostrar que o consulente tem um Exu como protetor ou guia. Remete a indivíduos em fase de desenvolvimento mediúnico que estão prestes a incorporar um Exu. Aponta o consulente homem ávido por prazeres mundanos e consulentes mulheres desejosas da companhia masculina. Não raro, esta carta indica vícios em cigarro, bebida ou drogas.  E como a encruzilhada é morada de Exu, esta lâmina por vezes aparece para indicar que o indivíduo está em dúvida, tendo dois ou mais caminhos a escolher, resultando em impasse momentâneo. Por Exu ser o mensageiro dos orixás, muito do que diz respeito à comunição esta inserida nesta carta (cartas, e-mails, telefonemas, etc.).  Virilidade, energia, necessidade de movimento e apego aos bens terrenos fazem parte da interpretação da carta Exu. Quando esta lâmina aparece em uma consulta, é rotineiro o consulente almejar por dinheiro e pela pessoa amada, posto acreditar que a Entidade resolverá todos os seus problemas, independente deste ter merecimento ou não.
 
Pomba-Gira e seus significados na cartomancia usual



A carta Pomba-Gira dá indícios de que a Guardiã do Terreiro está em ação.  Simboliza proteção e segurança para uma gira. É o Exu em sua forma feminina, portanto, muito dos atributos do Exu Macho cabe a esta Entidade e não se faz necessário repeti-los. Ambos, Exu e Pomba-Gira, equilibram o positivo e negativo da casa espiritual, polaridades essenciais no trato com magia. Em sua representação arquétipica, a Pomba-Gira é uma mulher bela, sensual, majestosa, extremamente risonha e carismática, podendo em uma jogada de tarô, mostrar tais qualidades da consulente através desta carta, ou a necessidade de quem busca os conselhos do oráculo de trabalhar estes atributos em si. Esta carta revela quando uma mulher está receptiva, em busca de amor, também pode apontar para seu anseio de recorrer à Entidade para que use de seus feitiços na tentativa de atrair quem deseja. Normalmente, uma mulher representada pela carta Pomba-Gira é atraente e sedutora, sem necessariamente precisar ser bonita, ela mexe com o imaginário dos homens ao seu redor, podendo escolher com quem quer estar. Tem boa autoestima, no entanto, a vaidade em demasia pode atrapalhá-la.  A aparição da Pomba-Gira em um jogo de tarô também pode mostrar uma jovem virgem disposta a aflorar sexualmente como pode assinalar uma mulher promíscua e sem escrúpulos. Mediunidade, clarividência, intuição aflorada, carisma, alegria de viver e festividade são características comuns a esta carta. Já pelo seu lado negativo, evidencia o ciúme, a traição, a rivalidade, a falsidade, a ganância e a instabilidade emocional.  
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário