Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista,Sacerdotisa, Professora,Educadora Patrimonial, Escritora, Numeróloga, Pesquisadora de Ciências Ocultas, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica, Tarô Terapêutico e Numerologia.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

TARO DE MARSELHA

A Tarologia é baseada na aleatoriedade. As cartas do tarô são sorteadas ao acaso e o tarólogo analisa as imagens para interpretar situações e direcionar atitudes de quem procura esse oráculo.

O mais tradicional baralho de tarô é o de Marselha, cuja origem não é muito definida: acredita-se que tenha surgido em meados do século 15. Ele é composto por dois grupos de cartas: os arcanos maiores e os arcanos menores. Os maiores trazem 22 imagens repletas de simbologia, representando arquétipos humanos e pode estimular reações nas pessoas, além de melhorar a capacidade de autodesenvolvimento.
Veja, abaixo, a interpretação cartas. 

0) O Louco (0)
Representado por um jovem que caminha a esmo vestido com roupas queremetem às de um bobo da corte, O Louco é um lembrete da natureza espiritual da jornada da vida. É ele que passará por 21 etapas evolutivas (as outras 21 cartas) que todo homem pode percorrer na vida. O Louco é visto de costas, com um bastão na mão direita, levando uma vara com uma trouxa sobre seu ombro, uma imagem que sugere alguém no início de uma viagem. Ele também tem as calças rasgadas por um cachorro, mas ignora animal, que representa o mundo material, em favor de sua jornada espiritual. Na cartomancia, O Louco também é interpretado como espontaneidade, a despreocupação e a superação de limites. É o arcano da busca e do amor.
1) O Mago (I)
Essa figura está em pé, de frente para uma mesa em que coloca instrumentos. Ele usa um chapéu que lembra o símbolo de infinito, segura uma moeda em uma mão e uma espécie de varinha na outra. A mesa temos pés apoiados firmemente no chão, o que sugere uma base estável e representa a realidade material. Apesar disso, a natureza do Mago tende indicar que tudo é ilusório – a própria varinha em uma mão e a moeda na outra seriam um truque para desviar a nossa atenção para outro lugar. foco das pessoas seria o mundo da matéria ou o espiritual? É por isso que Mago é considerado o arcano da relação entre o esforço pessoal e realidade divina. Essa carta abre o jogo da vida, sendo o arcano da mística.

2) A Papisa (II)
A figura da Papisa, por si só, já faz alusão a uma lenda da Idade Média: suposta existência de um papa do sexo feminino. Além de representar poder da mulher em todos os seus aspectos (como a beleza, o amor e intuição), A Papisa carrega um estatuto sagrado, por causa da imagem da cruz nas vestes dela. Outro elemento importante é o livro entre as mãos. Arcano da sabedoria, A Papisa detém simbolicamente o conhecimento de todos os segredos do Universo. Sua coroa revela a autoridade celestial, enquanto o trono seria a representação do poder terreno.  Papisa simboliza o incógnito, o desconhecido, o fato de que nem tudo que gente imagina pode estar visível para nós.
3) A Imperatriz (III)
Esse é o arcano da fertilidade e da maternidade. Apesar de muitos símbolos dessa carta sugerirem autoridade, como o cetro, a coroa e o trono, Imperatriz traz uma característica muito presente no arquétipo de uma mãe: os braços abertos (ao contrário dos da Papisa, fechados), que significam uma pessoa que governa pelo amor e que pelo amor é governada. A carta da Imperatriz é relacionada a uma grande capacidade de trabalho e sacrifício em prol de uma causa, algo natural para mães, mantendo uma relação com a busca pela perfeição corporal. No tarôo lado negativo da imagem é possibilidade de indicar uma tendência para ganância e luxúria.

4) O Imperador (IV)
Se o arcano anterior, A Imperatriz, simboliza a mãe, o arcano O Imperador retrata a figura do pai. Por isso, esse é o arcano que representa autoridade e obediência. Tanto que a figura parece segurar um cinto com uma das mãos em um gesto mandão. Seu cetro é empunhado firmemente na posição vertical, em uma representação fálica da autoridade masculina. A postura do Imperador também destaca a natureza prática: em vez de estar sentado, ele aparece encostado no trono, pronto para a ação. No lado positivo, Imperador representa uma pessoa de caráter dominante, leal, honesta e protetora. Mas “imperar”, sem o domínio adequado, também pode levar à ambição e à violência
5) O Papa (V)
A quinta carta dos arcanos maiores é O Papa. Como é de esperar, ele é o elo entre dois mundos, atuando como porta-voz de Deus na Terra e intercessor dos homens junto aos céus. Isso é simbolizado pela posição entre duas colunas. O Papa utiliza uma luva para segurar um cetro, indicando pureza, enquanto a outra mão é levantada no tradicional gesto de bênção, com dois dedos estendidos. Quem recebe as graças são duas figuras ajoelhadas, uma apontando para o céu e outra para a terra, demonstrando a conexão do mundo espiritual e do saber divino com o nosso mundo humano, material. Esses simbolismos associam O Papa à figura de um mediador, de alguém que pode encontrar saída para situações aparentemente sem solução.

6) O Enamorado (VI)
Arcano da escolha e do livre arbítrio, O Enamorado é a primeira carta do tarô relacionada diretamente ao mundo material. Ela mostra um homem que deve escolher entre duas mulheres: a que toca seus ombros ou a que toca seu coração. A cabeça dele está voltada para a da direita, enquanto resto de seu corpo gira para a esquerda, o que significa que O Enamorado deve decidir entre a razão ou a paixão. Acima de sua cabeça há a figura do Cupido, que dá a entender que a escolha pode ser feita por influências externas. Essa é uma carta muito desejada no jogo de tarô, pois pode representar amor, desejo, harmonia e felicidade. Tirada em uma situação negativa, pode indicar indecisão ou tensão nos relacionamentos
7) O Carro (VII)
Essa carta traz a ideia do desfile de heróis triunfantes em carruagens de guerra. Por essa razão, O Carro denota domínio e conquista, simbolizado pelo homem coroado, segurando um cetro e sendo levado por dois cavalos unidos a uma carruagem. A ausência de rédeas aponta que é a vontade do próprio condutor que guia o carro, demonstrando características como autocontrole e confiança (apesar de cada cavalo parecer que segue para direção oposta à do outro). Mas cuidado com a confiança excessiva: da mesma maneira que o arcano O Carro pode representar êxito e conquistas, também reflete o ego exagerado, o autoritarismo e a vanglória.

8) A Justiça (VIII)
A imagem mostra uma mulher sentada no trono com um olhar impassível, sugerindo ser uma pessoa direta. A espada em uma das mãos representa fatalidade; uma balança, na outra, significa equilíbrio. Esse é o arcano Justiça, uma figura bastante conhecida e que dá a sensação de causa e efeito: todas as ações têm consequências diretas e nunca ficam sem respostas. A Justiça proporciona somente o que merecemos, nem mais, nem menos. Se merecermos algo bom, teremos. Se merecermos coisas ruins, da mesma forma as receberemos, sem misericórdia. Por isso, esse é um arcano que alerta para que as pessoas reflitam antecipadamente sobre as escolhas, já que não será possível voltar atrás nas decisões.
9) O Eremita (IX)
O Eremita é alguém que se isola do mundo em busca do verdadeiro conhecimento. Isso faz dessa carta o arcano da consciência. A imagem é de um homem velho, de barba (um sinal de experiência e sabedoria) carregando um cajado e uma lanterna. O cajado é o único “companheiro” do Eremita na jornada dele, o que significa a necessidade de isolamento. Já lanterna emite a luz para essa busca de conhecimento. Por isso, esse arcano reflete a necessidade de se afastar da rotina do dia a dia para poder meditar, e espelha a necessidade de separarmos um tempo para pensar. Em uma consulta ao tarôO Eremita é uma carta de influência neutra e que aconselha observarmos o caminho que será trilhado, antes de cada novo passo.

10) A Roda da Fortuna (X)
O décimo arcano numerado do tarô é A Roda da Fortuna, uma carta expressiva da sorte. Mas não se engane com a ambiguidade desse significado, pois é possível ter boa sorte ou má sorte. A Roda da Fortuna simboliza o ciclo da vida: a figura circular sugere o constante movimento e fusão de passado, presente e futuro. Dois animais dependurados na roda indicam a existência de forças opostas nesse ciclo, que tem no topo a figura de uma esfinge com uma espada. Esse arcano é um lembrete de que destino é determinante para tudo o que rola na vida, e que algumas situações não podem ser simplesmente controladas, pois o Universo temas suas próprias razões e caminhos.
11) A Força (XI)
A imagem desse arcano traz uma mulher abrindo as mandíbulas de um leão com as próprias mãos. Mas esse arcano não está relacionado à força física, e sim à força mental. Ele simboliza o poder da energia moral e espiritual contra a força bruta pura, ou seja, a vitória do espírito sobre a carne. No tarôA Força é um aviso de que a pessoa deve se preparar para enfrentar com determinação e entusiasmo todo problema que possa surgir. Afinal, leão pode ser um animal poderoso, mas não é páreo para o caráter ou para a inteligência humana. Na caminhada espiritual, A Força representa momento em que é preciso dominar a energia interior e exterior,transformando-as em aliados na vida.

12) O Pendurado (XII)
A necessidade que cada um tem de ver o mundo de uma nova perspectiva. Esse é o principal significado desse arcano, que mostra um homem de cabeça para baixo, preso a uma corda pelo pé esquerdo. Com uma mensagem que simboliza sacrifício, penitência e abnegação, O Pendurado é uma carta que traz um dilema: é você ou é o mundo que está de cabeça para baixo? Talvez, por isso, o homem da imagem não aparente estar preocupado com a posição. Além disso, ele não só é suspenso fisicamente mas também espiritualmente. O Pendurado aceita a situação em que ele se encontra e utiliza aquela oportunidade para enxergar as situações a partir de um ponto de vista um tanto diferente, mas bastante revelador.
13) A Morte (XIII)
Quem é que não teme a morte? Mas não se assuste com essa carta, pois arcano A Morte não carrega um significado ruim. Pelo contrário, é uma carta que representa renovação, o final de um ciclo e o início de outro. Na mesma imagem, A Morte que ceifa a vida (repare nas duas cabeças e partes de corpos humanos) também ceifa o campo, limpando a terra para plantação de novas culturas que um dia virão. Em uma consulta ao tarôaparição desse arcano significa uma grande transformação que está por vir. Assim, Morte é o anúncio de que mudanças involuntárias irão ocorrer na sua vida (tente você impedir ou não) e que é necessário aceitar essas mudanças como parte desse processo de transformação.

14) A Temperança (XIV)
Harmonia, retidão, equilíbrio e paciência. Todas essas características são transmitidas pelo arcano A Temperança, carta em que um anjo de rosto feminino cuidadosamente joga um líquido de um jarro para outro, sem derramar uma única gota. Esse gesto simboliza a tentativa de harmonizar dualidades existentes, buscando sempre o equilíbrio. A Temperança pode indicar a necessidade de equalizar o uso da razão e da emoção ou ainda de manter o domínio da vontade sobre os instintos. É um recado de que apenas com a devida estabilidade emocional e mental os nossos objetivos são atingidos. Na simbologia do tarô, não se trata apenas de líquido o que figura transfere de um jarro para outro com tanto cuidado. É, simbolicamente, a alma. 
15) O Diabo (XV)
Maior figura do mal, O Diabo é um lembrete de que o homem está algemado ao mundo material. Tanto que a imagem do 15º arcano apresenta duas pessoas acorrentadas ao pedestal dessa criatura. Todos estão nus e com características animais (asa, chifre e rabo), um lembrete de que, apesar de humanos, também somos movidos por instintos. O Diabo, portanto, representa a matéria física, as sensações, os desejos carnais e indica necessidade de controlar esses instintos. Ao mesmo tempo que proporciona uma reflexão sobre os sentimentos que convivem dentro de nós, retirar Diabo em uma consulta ao tarô pode significar que é preciso domar certos desejos e ambições. Só assim será possível romper as correntes simbolizadas nesse arcano.

16) A Torre (XVI)
Mesmo que você tenha ideias firmes, um evento inesperado pode abalar sua estrutura e provocar grandes transformações. Essa é a mensagem central da Torre, carta que mostra um raio destruindo parte de uma construção, com duas pessoas ao chão. Com clara referência à Torre de Babel (história bíblica em que Deus leva à destruição uma torre construída por homens), esse arcano anuncia que algo irá mudar. Mas perceba que construção representada na carta não é totalmente dizimada: apesar de ter o topo destruído, ela permanece em pé, significando que os danos podem ser convertidos numa força positiva para uma mudança de atitude. Assim, Torre simboliza que um abalo pode se converter em algo positivo.
 17) A Estrela (XVII)
Conhecido como arcano da esperança, A Estrela simboliza a bonança que surge após uma tempestade (representada pelo arcano anterior. Torre). É a convicção de que o pior ficou para trás e que dias melhores virão. Por isso, a figura de uma jovem nua que verte um jarro de água no rio e outro na terra (desaguando os sentimentos negativos), o que sugere uma relação entre o material e o espiritual. Um pássaro, tido como mensageiro dos deuses, observa tudo do topo de uma árvore. No céu, uma estrela brilha rodeada por outras sete, iluminando o caminho da mulher da mesma forma que a estrela de Belém guiou os sábios do Oriente até Jesus recém nascido. Como uma luz que possibilita enxergar em meio à escuridão, o arcano Estrela é um sinal de que vale a pena ter esperança.

18) A Lua (XVIII)
A Lua é um dos arcanos mais difíceis de ser interpretado. A carta mostra uma lua com perfil humano, dois cães (ou lobos), duas torres e uma lagosta emergindo no que parece ser um tanque… Essa mistura bizarra pode simbolizar justamente o mistério, ou seja, a dificuldade de diferenciar momentos de lucidez de momentos de loucura. Não é por acaso que um sinônimo para louco é lunático (derivado de “luna”, lua em latim). Você já deve ter ouvido a expressão “no mundo da lua”… Esse pode ser um mundo mágico e fascinante, já que sob a luz da lua nada é muito claro, realidade e ilusão se misturam e assumem a mesma aparência. Assim, esse arcano pode significar também uma confusão de ideias e a necessidade de buscar autoconhecimento. 
19) O Sol (XIX)
Esse arcano exibe dois meninos que, abraçados, brincam em frente a um muro, iluminados pela luz de um sol com rosto humano. Ainda que os tijolos delimitem o campo de ação, numa representação do mundo material, O Sol provê a energia, a vitalidade e o entusiasmo para as crianças. As gotas que emanam da imagem podem ser interpretadas como uma espécie de bênção celestial. Por permitir enxergar com clareza, esse arcano simboliza felicidade e o sucesso, em contraste com o anterior, A Lua, em que mistura entre fantasia e realidade pode causar confusão. Quando essa carta surge no tarô, possivelmente um tempo de muita atividade e alegria pode estar por vir.

20) O Julgamento (XX)
O Julgamento é um arcano que representa o Dia do Juízo Final cristão, tempo descrito na Bíblia em que vivos e mortos, ressuscitados, prestarão contas para Deus. A imagem mostra um anjo tocando trombeta, duas pessoas orando e uma terceira escapando de uma tumba, simbolismo quepode expressar recompensa ou punição. Como no Apocalipse, a carta indica momento de viver as consequências de ações tomadas ao longo da vida. Ao mesmo tempo, esse arcano pode significar a necessidade de uma reavaliação de valores, permitindo uma nova perspectiva ou a aceitação de outros ideais. Ou seja, um “renascimento” e uma segunda oportunidade, exatamente como no dia do Juízo Final. 
21) O Mundo (XXI)
Desfecho da viagem iniciada pelo primeiro arcano (O Louco), O Mundo pode ser entendido como a síntese de todas as outras cartas do tarô. É um arcano considerado sempre positivo, pois carrega o simbolismo da vitória e do final feliz. Na imagem da carta, um ser andrógino é envolto em uma coroa de louros, o símbolo da conquista. As figuras de um anjo, uma águia, um leão e um touro sugerem que, após a jornada vitoriosa, agora o ser governa sobre todos os cantos da Terra. Sinal de completude e perfeição, arcano O Mundo simboliza o desfecho bem-sucedido de alguma situação que tenha exigido muitos esforços. É o fim de um ciclo e o aviso para preparação de um novo começo, que provavelmente será bastante harmonioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário