Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista,Sacerdotisa, Professora,Educadora Patrimonial, Escritora, Numeróloga, Pesquisadora de Ciências Ocultas, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica, Tarô Terapêutico e Numerologia.

sábado, 16 de setembro de 2017

A MAGIA DAS FOLHAS

Apesar do axé de todas as folhas pertencer a Osayin, todos os orixás possuem suas próprias folhas, algumas para uso iniciático, outras para banhos, outras para pós, algumas tão quentes ou tão frias, que seu uso não é recomendável, algumas somente para feitiços, etc. Cada tipo de folha pode pertencer a mais de um orixá. Não é aconselhável colher folhas a noite e o preparo dos banhos ou abô deve ser feito quinando as folhas tendo uma vela acesa e de preferência cantando para Osayin. Para quem é “feito” (iniciado no culto à ancestralidade) é preciso tomar certos cuidados no que diz respeito ao uso indiscriminado de banhos, uma vez que o uso do “ejè ewé” (energia vital da folha) de maneira irresponsável poderá ser prejudicial ao equilíbrio de sua energia. É necessário promover um equilíbrio entre as folhas usadas no banho ou abô, já que pode-se esfriar ou esquentar demais a energia de uma pessoa, caso seja iniciada no culto, ou causar o despertamento da energia numa pessoa “crua”, não iniciada, o que pode causar problemas. No culto à ancestralidade, o uso da energia vital das folhas (ejè ewé) é feito desde o primeiro até o último ritual, abrindo e fechando as cerimônias de “feitura” (iniciação) e todos os outros rituais dentro do culto à ancestralidade. A cultura do uso das folhas na medicina natural é muito conhecida e aplicada até hoje, porém vale lembrar que não se deve fazer uso das folhas sem uma boa orientação e consulta médica, principalmente gestantes.
As folhas e os orixás se dividem da seguinte forma:

Essas são algumas folhas e suas características:


Pata de vaca
A branca é usada para banhos e abô de Omolú e Nanã. A rosa é para Oyà. O chá dessa folha é usado como complemento no tratamento do diabetes.


Folha de fortuna
Usada para orixás fun fun (que só aceitam a cor branca) e para Orì (obrigações de cabeça). Essa folha pode ser usada externamente em tumores e furúnculos e internamente para úlceras gástricas, tosse e infecções internas, pois possui substâncias antibacterianas, antivirais e antifúngicas.


Nicurizeiro ou Baunilha de Nicuri
Usada para banhos e abô de Osayin. Essa folha é usada por produtores de essências para fins culinário.

Erva Capitão
Banhos e abô de Oxun. Folha usada para banhos de prosperidade e serve como recipiente para servir o Ipetè (comida do orixá Oxun). Suas flores são grandes e exuberantes.

Orìpépé
Para abô de Exú (folhas e flores) e em pó para feitiço. Essa erva também pode ser usada para o abô de Oxun (apenas as folhas). Essa folha pode ser usada para infecções na boca e garganta, a infusão das folhas e flores é usada para dor de dente e estomatite, além de ser um ótimo diurético e fonte de vitamina C.

Romã
Banho e abô de Xangô e Ogun. A fruta atua como antioxidante e anti-inflamatório para garganta. Suas folhas piladas servem para irritação nos olhos. De acordo com pesquisadores, a romã ajuda a frear a multiplicação de células cancerígenas.

Umbaúba ou Embaúba
Branca – para banhos e abô de Yemanjà e Osayin.
Roxa – Para banhos e abô de Xangô, Oyà e Nanã. O uso interno do sumo das folhas de Embaúba alivia tosses e ajuda a controlar a pressão arterial. O uso externo trata feridas causadas por insetos venenosos.

Picão
Usada para banho e abô de exu. Esta folha ajuda a controlar distúrbios menstruais e hepatite. Também ajuda a tratar picadas de animais e insetos venenosos.

Fedegoso / Mata-pasto / Candelabro
Folha usada para banhos e abô dos orixás Exu, Oyà e Omolù. É usada para sacudimentos e combate a febres.

Aroeira
Folha usada nos banhos e abô dos orixás Ogun, Oxossi, Xangô e Osayin. Usada em sacudimentos e como antisséptico no caso de fraturas e feridas expostas (uso externo).

Akoko
Folha sagrada dos orixás Oxossi, Osayin, Oyà e Ogun. Suas folhas representam o reconhecimento e a realeza. Nenhum rei é considerado rei, se em sua cabeça não tiver levado Akoko. Essa folha também está associada ao culto de Babà Egun.



Cipó Milomi / Jarrinha / Mil homens
Folha pertencente aos orixás Osayin, Oxun, Nanã e Yemanjà. Folha para rituais iniciáticos, seu uso se restringe às casas de axé. Essa folha pode ser usada como antídoto para veneno de cobra. Folha muito perigosa para mulheres grávidas.



Pinhão roxo
Folha usada nos banhos e abô dos orixás Oyà e Xangô. Usada para sacudimentos, essa folha serve como curativo para feridas (uso externo).



Manjericão branco
Folha usada nos banhos e abô dos orixás Oxun, Yemanjà e Oxalà. Serve para auxiliar no tratamento de gases, cólicas intestinais e infecções urinárias. Seu uso é muito comum na culinária.



Melão de São Caetano
Folha usada nos banhos e abô dos orixás Oxumare, Nanã, Omolú e Ewà. Planta de uso exclusivo das casas de axé. Não recomendável para gestantes.



Erva Tostão
Banhos e abô dos orixás Xangô e Oyà. Contra feitiços, pode ser usada em banho ou em pó. Possui princípios diuréticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário