Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista,Sacerdotisa, Professora,Educadora Patrimonial, Escritora, Numeróloga, Pesquisadora de Ciências Ocultas, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica, Tarô Terapêutico e Numerologia.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O Green Man



Homem Verde é uma esculturadesenho, ou outra representação de um rosto rodeado por folhas. Ramos ou cipós podem brotar pelo nariz, boca, narinas ou outras partes do rosto e estes brotos podem conter flores ou frutas. Comumente usados como ornamentos decorativos, Homens Verdes são frequentemente encontrados em esculturasigrejas e outros edifícios (tanto seculares quanto eclesiásticos).

motivo Homem Verde tem muitas variações. Encontrado em muitas culturas ao redor do mundo, o Homem Verde é muitas vezes relacionado a divindades de natureza vegetal em diferentes culturas ao longo dos tempos. Essencialmente, ele é interpretado como um símbolo de renascimento, representando o ciclo de crescimento a cada primavera. Especula-se que a mitologia do Homem Verde desenvolveu-se independentemente nas tradições de culturas ancestrais separadas e evoluiu para a grande variedade de exemplos encontrados ao longo da história.

Geralmente usadas em trabalhos de arquitetura como cabeças ou máscaras folheadas, esculturas do Homem Verde pode tomar várias formas, naturalística ou decorativa. As mais simples retratam o rosto de um homem olhando para fora de densa folhagem. Algumas podem ter folhas em lugar de cabelo, e também em lugar da barba. Muitas vezes as folhas ou ramos frondosos são mostrados crescendo de sua boca aberta, do nariz e também dos olhos. Nos exemplos mais abstratos, a escultura parece ser, à primeira vista, folhagem meramente estilizada, com o elemento facial somente se tornando evidente depois de uma verificação mais acurada. 

O rosto é quase sempre masculino; mulheres verdes são raras. Gatosleões, e demônios verdes também podem ser encontrados. Em lápides e em outros memoriaiscrânios humanos são ocasionalmente representados com videiras ou outro vegetal brotando de seu interior, presumivelmente como um símbolo de ressurreição.

O Homem Verde aparece em muitas formas, com os três tipos mais comuns categorizados como:
  • a Cabeça Folheada – coberta completamente por folhas verdes;
  • a Cabeça Expelidora – que vomita vegetação pela boca;
  • a Cabeça Sanguessuga – que brota vegetação por todos os orifícios faciais.
  • Superficialmente, o Homem Verde pode parecer pagão, considerado uma figura de fertilidade ou um espírito da natureza, similar ao homem selvagem da floresta, ele ainda aparece com frequência, esculpido em madeira ou pedra, em igrejas, capelas, abadias e catedrais, onde exemplos datando desde o século XI até o século XX podem ser encontrados.



Paralelos têm sido traçados entre o Homem Verde e várias deidades, como o anglo-céltico Lud. Muitos o veem como tendo uma conexão com o mesopotâmico Tamuz que simboliza o triunfo da Vida sobre o Inverno e a Morte, Osíris, Odin, e até Jesus, bem como personagens folclóricos e literários mais recentes como o Rei Azevinho.
Figuras mitológicas como Cernuno, Silvano, Jack in the green, Puck, e o Cavaleiro Verde todos participam da natureza do Homem Verde; também tem sido sugerido que a história de Robin Hood nasceu da mesma mitologia. Uma forma mais moderna de personificação é encontrada em Peter Pan, que vem da Terra do Nunca para o mundo civilizado vestido de folhas verdes. Até mesmo Papai Noel, que era muitas vezes mostrado envolto em hera em representações iniciais, tem sido visto como um similar espírito da floresta.
O Cavaleiro Verde de Sir Gawain e o Cavaleiro Verde serve tanto como monstro e mentor de Sir Gawain, pertencente a um mundo pré-cristão que parece antagônico, mas é no fim harmonioso com o ideal cristão.
Em nações de línguas germânicas, como Alemanha, Islândia, e Inglaterra, representações do Homem Verde poderiam ter sido inspiradas por deidades como Frey ou Odin, pois ambos têm muitos atributos dos Homens Verdes por toda a Europa.

Neopaganismo

Em Wicca, o Homem Verde tem sido frequentemente usado como uma representação do Deus Cornífero, uma deidade sincrética que se apropria de aspectos (entre outros) do Deus celta Cernuno e do Deus grego Pã.


O Green Man é a face do Deus que representa o Mestre da Colheita, ele também vive nas florestas escondido entre as folhagens, as florestas mais densas são as que melhor o simbolizam, as folhas e galhos formam o rosto do Green Man, ele é um antigo símbolo celta; no folclore irlandês existem vários contos sobre Jack, o verde, que é uma representação do Green Man.
Esta face do Deus domina a vida e o crescimento das plantas, dos grãos e da agricultura, também está associado à alegria, às festas e excessos. Ele também assume o papel de filho e de consorte da Deusa.
Para os povos antigos era extremamente importante ter uma colheita farta que garantisse alimento para os tempos difíceis de inverno, naqueles tempos as pessoas cultivavam seus próprios alimentos, mas com a neve encobrindo a terra era inviável plantar qualquer coisa, por isso, a ajuda de deuses como o Green Man era essencial. Hoje em dia compramos tudo no supermercado, mas todos os alimentos que comemos vêm da terra, deveríamos dar mais valor à isso e respeitar a natureza e as entidades que cuidam dela.
Na mitologia grega Dionísio representa o Green Man, na mitologia celta Lugh faz esse papel, ele é o bardo guerreiro que vive nas florestas e está relacionado á boa colheita.
Quando pensar no Green Man, pense na alegria e nas coisas que te fazem feliz, assim você poderá compreendê-lo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário